• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Gil Évora nomeado PCA da Emprofac
Economia

Gil Évora nomeado PCA da Emprofac

Gil Évora, economista e expert do sector, substitui no cargo Tatiana Barbosa, cuja gestão foi bastante criticada.

A Assembleia-geral da Emprofac nomeou esta terça-feira, 4, Gil Évora como o novo presidente do Conselho de Administração (PCA) da empresa. Completam a equipa Ana Duarte e Melina Veiga como administradoras executivas.

Novidade: a partir desta terça-feira a empresa produtora de medicamentos passa agora a contar com três gestores a tempo inteiro.

Gil Évora, economista, com experiência de gestão em várias empresas públicas e privadas, e com conhecimentos o sector farmacêutico (foi director Comercial da Inpharma), vem substituir Tatiana Barbosa, gestora que, enquanto PCA da Emprofac não terá tido grande prestação na empresa. "O ambiente na Emprofac é de cortar á faca... trabalhadores descontentes com o CA há muito tempo por causa do prémio de produtividade que esta administração sempre negou-se a dar e, no entanto, os administradores tomaram de uma só vez quase 1.800 contos cada o que provocou a ira dos trabalhadores", denuncia fonte deste jornal.

"Mas a grande questão tem a ver com as contas 2016. As contas vêm tentando ser fechadas desde Novembro 2016, data que este CA terminou o seu mandato... mas a marcação da AG vem sendo arrastada desde essa data! O governo deu um prazo-limite para a AG ser realizada até ao dia 14 deste mês", confidencia a mesma fonte.

Com base nessas alegadas "derrapagens" da PCA Tatiana Barbosa, o Governo optou por dar por finda a comissão de serviço da mesma e nomear em seu lugar um técnico, que, acredita-se, domina o sector. "Para o lugar de Tatiana, o Governo chamou o Economista Gil Évora, quadro com larga experiência na área da gestão farmacêutica, já que foi director executivo da Inpharma durante 5 anos e que antes tinha trabalhado no projecto do Banco Mundial de Saúde Pública", revela a nossa fonte, acrescentando que outro factor que pesou a favor foi o facto de Gil Évora ter sido "o grande responsável pelo trabalho de internacionalização da Inpharma em São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau e mesmo na Guiné Equatorial".

Até esta data, Évora, que também foi director geral da Halcyon Air, era responsável pela Unidade de Mobilização de Recursos Financeiros da CCISS e braço direito do presidente de Câmara de Comércio de Sotavento.

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação