• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Que politica para Infraestruturas Desportivas para Praia?
Desporto

Que politica para Infraestruturas Desportivas para Praia?

A propósito das infraestruturas desportivas na cidade da Praia/Campo do Bairro

Lembro-me nos anos 80 e 90 a Cidade da Praia tinha muitas infraestruturas desportivas, com o decorrer dos anos as mesmas começaram a desaparecer, por várias zarões e muitas delas desconheço, e foi construído uma única infraestrutura o Estádio Nacional.

Achada Santo António - Lembro no antigo Marcone havia 2 campos de futebol, 1 na Achada Riba junto ao Kelém e o outro mas abaixo na sucupira.

Achada Grande Frente - Manteve o seu Campo.

Achadinha - Havia um campo de futebol onde muitos craques se formaram com a equipa (Uruguay), lembro-me garoto acompanhar a equipa do Braga, atualmente existe a Escola Secundária.

Calabaceira - Manteve o seu Campo.

Tira Chapeu - Havia 2 campos, um onde se construiu posto de abastecimento de combustível e o outro no fundo.

Vila Nova - Havia um campo de futebol que hoje é uma placa desportiva.

Várzea Companhia - Já teve 03 campos de futebol e um Pavilhão anexo ao Estádio da Várzea que é atualmente Centro de Estagio da FCF, não incluo o Estádio da Várzea que é património da CMP. Lembro do 1º campo da Várzea que chamávamos de campo Braga, nesse local foi construída a Escola Girassol, o 2º campo floresta que é atualmente Palácio do Governo e o 3º Campo do Cocô que esta a ser contruído o Mercado.

Queremos que os nossos jovens sigam um caminho sem droga, álcool, furto e prostituição, tiramo-los os espaços que poderiam estar a ocupar os seus tempos livres.

No outro dia nas minhas lembranças do passado veio a lembrança do Pavilhão Anexo ao Estádio da Várzea, onde estava a administrar os treinos do Boxe o Prof. Graciano Moniz atual membro do IDJ, e jogava o Tcha Boys x Seven Stars em Júnior onde estava o Ministro do Estado, dos Assuntos Parlamentares e da Presidência do Concelho de Ministro e Ministro do Desporto Dr. Fernando Elisio Freire, também me lembro do jogo dos iniciados do EBET e Prédio onde jogavam o atual Presidente do IDJ Dr. Fredic Mbassa, e o Secretário de Estado Adjunto do Ministro do Estado Dr. Carlos Monteiro.

No decorrer dos anos a cidade cresceu, e fomos perdendo infraestruturas desportivas e de lazer.

Que politica para Infraestruturas Desportivas para Cidade da Praia meus senhores!?

Lisboa, 16 de Junho 2020

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação