Reagindo aos críticos, Guterres diz que isolamento da ONU é “uma ilusão”
Em Foco

Reagindo aos críticos, Guterres diz que isolamento da ONU é “uma ilusão”

Reagindo aos que acusam a Organização das Nações Unidas de estar desfasada da nova realidade mundial e de ser ineficaz, o secretário-geral reagiu hoje em Nova Iorque, na abertura do debate de alto nível da Assembleia Geral, por ocasião do 80º aniversário da ONU. António Guterres saiu em defesa do multilateralismo e da organização, a qual considerou "uma bússola moral" e uma "guardiã do direito internacional".  

Na abertura do debate de alto nível da Assembleia-Geral - e por ocasião do 80º aniversário da ONU -, Guterres recordou as circunstâncias que levaram à criação da organização, enfatizando que os líderes que estiveram na origem da organização escolheram a cooperação em vez do caos, a lei em vez da ilegalidade, e a paz em vez do conflito.

"Esta escolha deu origem às Nações Unidas, não como um sonho de perfeição, mas como uma estratégia prática para a sobrevivência da humanidade", disse António Guterres, recordando que muitos dos fundadores da ONU viram de perto os terrores dos campos de extermínio e da guerra.

C/Lusa

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação

    Comentários

    • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

    Comentar

    Os comentários publicados são da inteira responsabilidade do utilizador que os escreve. Para garantir um espaço saudável e transparente, é necessário estar identificado.
    O Santiago Magazine é de todos, mas cada um deve assumir a responsabilidade pelo que partilha. Dê a sua opinião, mas dê também a cara.
    Inicie sessão ou registe-se para comentar.