O Presidente da República, José Maria Neves, reconheceu hoje, o primeiro chefe do Governo da II República, Carlos Veiga, como "champion da liberdade e da democracia" durante a sessão solene do Dia da Liberdade e Democracia.
No discurso oficial, José Maria Neves destacou a "essencial contribuição" de Carlos Veiga para o processo de transição democrática que marcou o início de uma nova era política em Cabo Verde, há mais de três décadas.
“O Dr. Carlos Veiga merece ser distinguido como champion da liberdade e da democracia, pelo seu pensamento, pela sua visão, pelo seu desempenho e pela sua realização”, declarou o Presidente da República.
José Maria Neves enfatizou que o legado de Carlos Veiga transcende o seu papel como líder do MpD, sendo uma figura central na construção das bases sólidas da democracia cabo-verdiana.
“Tinha marcado para esta tarde uma homenagem de Estado ao Dr. Carlos Veiga, líder do Movimento para a Democracia e primeiro chefe do Governo da II República, no Palácio do Presidente. Infelizmente, estando ausente do país por razões de saúde, não pôde deslocar-se à cidade da Praia”, frisou.
A sessão solene realizada na cidade da Praia, celebrou o marco histórico da data, 13 de Janeiro, que simboliza o início do multipartidarismo e da democracia representativa no país, fruto de uma transição pacífica e exemplar.
José Maria Neves sublinhou que o período de transição, que culminou nas eleições livres e multipartidárias de 1991, foi possível graças ao diálogo e à colaboração entre as principais forças políticas UCID, PAICV e MpD.
Além disso, o Presidente enalteceu o compromisso contínuo com os valores democráticos e reiterou a importância de celebrar os protagonistas desse momento histórico.
Carlos Veiga foi primeiro-ministro de Cabo Verde entre 3 de Abril de 1991 e 29 de Julho de 2000. Foi o primeiro chefe de governo da nação eleito através de eleições multipartidárias.
Comentários