Austelino Correia suspende sessão parlamentar. MpD sem quórum para aprovar ordem do dia
Em Foco

Austelino Correia suspende sessão parlamentar. MpD sem quórum para aprovar ordem do dia

O Presidente da Assembeia Nacional, Austelino Correia, suspendeu a sessão parlamentar de hoje, 18 de dezembro, por falta de quórum na banca do MpD para fazer aprovar a ordem do dia.

Dos 39 deputados do MpD 7 não compareceram na sessão, ficando a bancada da maioria sem maioria para a aprovação da ordem do dia, cujo ponto principal era o Plano de Carreiras, Funções e Remunerações do Pessoal Docente.

Os deputados faltosos são, Abraão Vicente de Santiago Norte, Euclides Silva de Santiago Sul, Antonita Vieira, do Maio, Filipe Santos do Fogo, Maria Santos Trigueiros de São Vicente, Adilson Fernandes e Armindo Luz de Santo Antão.

Desconhece-se até o momento, os motivos desta “debandada” dos deputados ventoinhas, excepto o caso de Euclides Silva que, ao que consta, encontra-se em missão de serviço fora do país.

O projecto da ordem do dia foi chumbado com 32 votos a favor do MpD, 18 votos contra do PAICV e duas abstenções da UCID.

A aprovação da ordem do dia, nos termos do regimento, segundo o presidente da Assembleia Nacional, requer, no mínimo, 37 deputados.

“Não havendo este número o projecto fica chumbado e não temos sessão plenária e cada um que tire as suas conclusões”, declarou Austelino Correia.

Com a suspensão, Cabo Verde e os cabo-verdianos viram-se assim privados de um evento político que seria a última sessão parlamentar de 2024, sendo de pontuar que os professores também terão de aguardar mais uns dias para verem aprovado o seu PCFR, que muita tinta já fez correr neste país.

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação

    Comentários

    • Gonçalo Amarante, 18 de Dez de 2024

      O povo tem de chamar a si a responsabilidade de mexer nas pedras da politica e virá-las de acordo com os pressupostos democráticos, tendo em conta o surgimento de questões pertinentes, que só a ele diz respeito, para o sossego da Nação.

      Responder


    Comentar

    Caracteres restantes: 500

    O privilégio de realizar comentários neste espaço está limitado a leitores registados e a assinantes do Santiago Magazine.
    Santiago Magazine reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de moderação.