É o “África Expresso”, e pretende ser um serviço de transpor marítimo regular e directo de Portugal para Praia, Mindelo, Sal e Boavista. O arranque está previsto para 1de Outubro e o serviço será prestado de 10 em 10 dias, sem transbordo.
Segundo uma nota chegada à redacção de Santiago Magazine, a nova configuração do serviço África Expresso - que absorveu os serviços anteriormente integrados no Barlavento Expresso - com mais navios e novos equipamentos, “permite à Transinsular responder às necessidades de carga geral ou contentorizada, seca e frigorífica, dos seus clientes, com acrescida rapidez, eficiência, fiabilidade e versatilidade”.
Com efeito, remarca a referida nota, “actualmente, o serviço África Expresso é o único directo, sem transbordo, com frequência a cada 10 dias desde Portugal (Leixões e Lisboa) para o Mindelo, Praia, Sal e Boavista”. Prevê-se que o percurso Lisboa/Mindelo será feito em 5 dias.
A Transinsular é ainda o único armador a oferecer ligações regulares directas entre Portugal, Sal e Boavista, tendo agências próprias naquelas quatro ilhas.
Segundo Miguel Gomes, CEO da Transinsular “com esta aposta, a Transinsular optimiza as soluções de transporte de mercadorias para os mercados de Cabo Verde, e também para Guiné Bissau, Mauritânia e Canárias, consolidando a sua posição como o parceiro preferencial no transporte de exportação de peixe para a Europa, e ainda garante a ligação entre estes e os mercados do Norte da Europa, Báltico, Mediterrâneo e Ásia, entre outros”
A Transinsular está a operar no mercado de Cabo Verde há 28 anos. Neste momento acaba de integrar o grupo Empresa e Tráfico e Estiva (ETE), considerado hoje uma referência na economia do mar, em Portugal e a nível internacional.
Comentários