O pugilista internacional cabo-verdiano David Pina estreou-se hoje com uma vitória nos Jogos Olímpicos de Paris, avançando para os quartos-de-final na categoria 51 quilogramas.
David Pina, a grande esperança do “Team Cabo Verde” nos Jogos Olímpicos, venceu tailandês Thitsan Panmod, em combate realizado no Arena Palais Nord, em Paris (França).
Nos quartos-de-final, David Pina vai tem como adversário um pugilista da Zâmbia.
O pugilista, 27 anos, natural de Santa Cruz, continua a sua caminhada olímpica mantendo viva a esperança de conquistar uma medalha para Cabo Verde.
David Pina qualificou-se para os Jogos Olímpicos Paris’2024, precisamente na última janela de apuramento disputado em Bangkok, Tailândia, em Junho, onde venceu o torneio Boxing Road Paris nos 51 kg, com o pleno de vitórias nos quatro combates diante dos pugilistas da Sérvia, Hong Kong, Ucrânia e do Irão na final.
O atleta torna-se no primeiro pugilista cabo-verdiano de sempre a ganhar um combate nos Jogos Olímpicos, ficando entre os oito melhores na categoria do 51 quilogramas.
Os próximos atletas do Team Cabo Verde a entrarem em cena vão ser o jovem nadador José Tati, e a pugilista Ivanusa “Nancy” Moreira, que compete na quinta-feira, 01 de Agosto, às 08:00 de Cabo Verde, e 17:15, no Paris La Defense Arena e Arena Paris Nord, respectivamente.
Cabo Verde está a competir no Paris’2024 com sete atletas, designadamente Samuel Freire, na meia-maratona, Jayla Pina e José Tati, em natação, Nancy Moreira e David Pina, no boxe, Victor Alvares d’Oliveira, na esgrima, e Djamila Correia e Silva, no judo.
Integram a delegação 26 elementos, dos quais os sete atletas qualificados, cinco treinadores (de boxe, esgrima, judo e natação) seis oficiais de equipa, além do chefe da missão, Léo Moreau, um médico, um fisioterapeuta, um preparador físico, um psicólogo e responsáveis da COC.
Esta é a maior delegação de sempre de Cabo Verde (sete atletas) aos Jogos Olímpicos, que arrancam no dia 26 de Julho e terminam a 11 de Agosto em Paris, onde está assegurada a participação de 10.500 atletas, em representação de 206 Comités Olímpicos.
Comentários