O cabo-verdiano foi mais uma vez “pivotal” na difícil vitória do Real Madrid sobre o Unicaja e que deu o acesso às meias-finais para a equipa madridista: Ainda que os números de Big Edy na partida (8 pts., 9 res, 3 blocos) não impressionem, o impacto do cabo-verdiano no Real, sobretudo ao nível defensivo, foi mais uma vez determinante numa partida disputada até o final. O Real, campeão da Taça nas ultimas quatro edições, eleva para 13 a sua série de vitórias na competição a eliminar.
A jogarem em Gran Canárias, onde tudo começou para Big Edy este foi um jogo especial para o cabo-verdiano. “Desde que pisei na Gran Canárias que senti muita emoção. Quando aqui cheguei (no início da carreira) não sabia fazer nada e poder vencer numa ilha que me deu tudo é algo inimaginável”, sublinhou em entrevista após o final da partida que recorda os tempos quando ainda desenvolvia na formação do CB Gran Canárias aonde chegou em 2009 da ilha do Maio.
As duas equipas proporcionaram um belo espetáculo com várias alterações no marcador e não fossem as boas atuações de Facundo campazzo (17 pts, 7 as, 3 res e 33 pts de avaliação), Luka Donkic (11 pts, 5 as, 5 res, 20 pts de avaliação) e Edy Tavares (8 pts, 9 res, 3 blocos, 17 pts de avaliação) o Real Madrid estaria neste momento arredado da oportunidade de conquistar pela quinta vez consecutiva a competição.
O Unicaja (5º lugar, 12v-8d na liga ENDESA) entrou forte desde o 1º período e, inclusive, terminou o período a perder por apenas 23 x 26 e acabaria por chegar ao intervalo a perder por apenas um ponto (46 x 45) mas, à frente no parcial do segundo período (20 x 22).
Por três vezes o Real Madrid teve que “cavar fundo” para recuperar o controle da partida com vantagens parciais de 8 x 0 e um derradeiro esforço no último período de 7 x 0 para sair com a vitória.
Inclusive, a vantagem após o terceiro período pertenceria, mais uma vez, ao Unicaja com parcial de 18 x 21 a favor dos andaluzes e 64 x 66 total, antes de o Real Madrid tomar de vez, nos últimos minutos da partida, a frente do marcador no último periodo (25 x 18) e no resultado final, 89 x 84.
Big Edy tem estado em evidência na sua época de estreia no Real Madrid, sendo instrumental no bom momento atual da equipa madridista que chegou a viver momentos críticos, sobretudo na Euroliga em que a equipa espanhola chegou a registar uma das maiores séries de derrotas na competição quando perderam seis partidas em nove jogadas em novembro último.
Não será coincidência que o melhor período do Real na época surge com o crescimento de Edy Walter Tavares na equipa com impressionantes séries de vitórias tanto na Liga ENDESA (que lideram (18v, 2d) e na Euroliga (5º lugar, 13v, 9d). Em pelo menos três partidas mereceu o destaque como o melhor na quadra e, já por várias vezes foi o mehor ressaltador da jornada.
Na outra partida desta noite de quinta-feira, o Tenerife surpreendeu o favorito Valência, 79 x 72 e garante encontro com o Real nas meias-finais. A antiga equipa de Edy, o Herbalife Gran Canárias poderá garantir reencontro com o cabo-verdiano na final caso vença esta sexta-feira o Fuenlabrada. Mas para isso terá de ultrapassar também o vencedor do outro embate de hoje entre o Barcelona e Baskonia.
Comentários