A Igreja de Nossa Senhora da Luz, em Alcatraz, concelho de São Domingos, vai ser reabilitada no quadro do PRRA, anuncia o Instituto do Património Cultural. Vai custar 18 mil contos.
Num post publicado na sua página na internet, as obras neste edifício histórico - construído aquando do povoamento da ilha de Santiago, espaço de peregrinação por excelência em honra à Nossa Senhora da Luz - incluem a reposição da cobertura, picagem e novo reboco nas fachadas exteriores, reboco nas fachadas interiores, revestimento do piso em tijoleira, substituição da porta principal e lateral em madeira e execução de janelas em madeira, construção de um lavabo de apoio na sacristia, execução de rede de esgotos, água e eletricidade e pintura final.
"Na década de 80, este edifício sofreu alguma descaracterização com a criação de anexos e outros espaços adjacentes. Alterações estas que o IPC, em parceria com a Diocese de Santiago e a Câmara Municipal local, pretende agora regularizar", informa o IPC, acrescentando que além de reabilitar a Igreja, é pretensão, da edilidade local, implementar no espaço um Centro Interpretativo de Alcatraz, de modo a preservar o património histórico-cultural da antiga Capitania do Norte, Património Cultural do Município de São Domingos.
Ontem, quinta-feira, as equipas do Instituto do Património Cultural, Câmara Municipal São Domingos e Instituto Cabo-verdiano da Construção ( tutelado pelo Ministério das Infra-Estruturas, do Ordenamento do Território e Habitação) lideradas pelos seus presidentes, acompanhadas do pároco local, visitaram o espaço para acompanhar o arranque das obras, com execução prevista para 6 meses.
A Igreja de Alcatraz integra a lista dos edifícios contemplados para reabilitação no âmbito do Plano Nacional de reabilitação do património histórico e religioso, traçado pelo Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, através do IPC, e é financiada inteiramente pelo Governo de Cabo Verde, através do Programa de Reabilitação, Requalificação e Acessibilidades – PRRA.
A execução do projeto de requalificação, traçado pelo Arquiteto da Diocese de Santiago, Crisanto Vaz, está a cargo da empresa CAD – Engenharia e Construções, e orçado em 18 mil contos.
Comentários