• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Câmara da Praia quer combater o deficit de literacia no município com a criação do projecto bibliotecas comunitárias
Cultura

Câmara da Praia quer combater o deficit de literacia no município com a criação do projecto bibliotecas comunitárias

O vereador da Cultura da Câmara Municipal da Praia disse hoje que a autarquia praiense quer levar o projecto bibliotecas comunitárias aos bairros, contribuir no aumento da literacia e melhorar a capacidade de leitura dos jovens e estudantes.

Jorge Garcia adiantou estas informações à imprensa, à margem de uma visita guiada do grupo de escritores, que se encontra a participar do XI Encontro de Escritores de Língua Portuguesa, no município de Ribeira Grande de Santiago.

Em jeito de balanço disse que os participantes saíram do encontro “extremamente satisfeitos” com os resultados alcançados, salientando que este ano as expectativas superam as da X edição que também decorreu na Cidade da Praia.

“Este ano estou muito mais satisfeito do que com a edição do ano passado, acho que efectivamente conseguimos dar um salto quer pela proposta dos temas, que decorreu sob o lema central, “Língua Portuguesa expressão de liberdade democracia e desenvolvimento municipal”, quer pela qualidade dos painéis apresentados, mas também pela participação massiva do público, inclusive houve uma boa participação das escolas secundárias e universidades”, afirmou.

Questionado sobre as recomendações que saíram do referido encontro, disse que a constatação feita é que ainda há um deficit na literacia, considerando, neste sentido, a importância dessa geração ter mais gosto pela leitura e implementação de alguns programas visando combater o deficit de leitura no município.

No sentido de resolver esta preocupação, salientou o vereador, a Câmara Municipal da Praia quer apostar na instalação das bibliotecas comunitárias nos diferentes bairros da capital como forma de catapultar a falta da literacia a um outro patamar.

“A Câmara Municipal da Praia tem a preocupação de apostar na instalação de bibliotecas comunitárias, como forma de melhorar a capacidade de leitura dos jovens e dos estudantes. Neste momento, o projecto já está a ser concretizado e posso dizer que já temos bibliotecas comunitárias instaladas em Alto Safende e em São Martinho Pequeno, mas brevemente teremos uma biblioteca comunitária em Vila Vitória”, informou.

Reconheceu, no entanto, que será um desafio conseguir alcançar esses objectivos tendo em conta o peso que os smartphones e as novas tecnologias de comunicação têm tido e a forma como os mesmos têm sido utilizados, daí a importância de apostar num plano apelativo e que tenha impacto positivo na vida dos estudantes para que os livros físicos sejam mais lidos.

“Para tornar esse projecto mais apelativo, estamos neste momento equacionando o plano de actividade para uma maior rentabilização dessas bibliotecas e também promover uma expansão desses instrumentos, que achamos ser fundamentais, sem também deixar de realçar o esforço que está sendo feito pelo Governo através do Plano Nacional de Leitura”, asseverou.

O vereador da Cultura destacou, por outro lado, a necessidade de promoção da literatura e que um dos mecanismos poderá ser o lançamento do concurso literário a nível municipal, que poderá ser concretizado ainda este ano e o mais tardar no início do próximo ano.

O XI Encontro de Escritores de Língua Portuguesa (EELP), decorreu de 19 a 22 de Outubro, na Cidade da Praia, e teve com tema geral “Língua portuguesa, expressão de liberdade, democracia e desenvolvimento municipal” e homenagem a Amílcar Cabral e o escritor David Hoppfer Almada.

O evento reuniu escritores e investigadores de todos os países da lusofonia e, pela sexta vez, aconteceu na Cidade da Praia, numa organização da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA) e da Câmara Municipal da Praia (CMP), com parceria da Academia Cabo-verdiana de Letras (ACL) da Sociedade Cabo-verdiana de Autores.

Partilhe esta notícia

Comentar

Inicie sessão ou registe-se para comentar.

Comentários

  • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!