Cabo Verde participa na 10ª sessão da Convenção da Unesco sobre Património Cultural Subaquático
Cultura

Cabo Verde participa na 10ª sessão da Convenção da Unesco sobre Património Cultural Subaquático

Cabo Verde participa esta terça-feira, 17, na 10ª sessão da Convenção da Unesco sobre Património Cultural Subaquático, em Paris, onde apresentará a experiência do Chantier École, realizado na Cidade Velha.

De acordo com a nota do governo, o país estará representado pelo ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Augusto Veiga, que irá intervir na conferência dedicada à “Construção de capacidade para a protecção e valorização de património cultural subaquático africano”, promovida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco).

Durante a sessão, Cabo Verde vai apresentar o trabalho desenvolvido no âmbito do primeiro “Chantier École” em arqueologia subaquática, realizado em Junho de 2024 na Cidade Velha, sítio classificado como Património Mundial, com a participação de investigadores de oito países africanos e de Portugal.

A presença cabo-verdiana, conforme indicado, reforça o compromisso do país com a Convenção de 2001 e os esforços para proteger, valorizar e integrar o património cultural submerso nas políticas públicas e estratégias de desenvolvimento sustentável.

No âmbito da missão, o ministro visitará ainda a exposição “La mer nous parle”, patente no Museu de Arqueologia de Nice, que inclui peças do acervo cabo-verdiano, e manterá encontros com responsáveis da Unesco e autoridades locais.

O governante será acompanhado pela presidente do Instituto do Património Cultural, Ana Samira Silva Baessa, e pelo técnico José Évora.

Partilhe esta notícia