A Inpharma foi ordenada a retirar do mercado o fármaco Ibuprofeno Inpharma, 100mg-5ml, como medida de precaução porque foram verificados "aumentos de viscosidade, dificultando a utilização normal do produto". Em 2018, esse mesmo medicamento fora retirado do mercado pelas mesmas razões.
Segundo uma nota da Entidade Reguladora Independente de Saúde (ERIS) desta tarde de segunda-feira, 4, o órgão regulador mandou suspender a comercialização desse medicamento imediatamente e retirar do mercado todas as embalagens de 130 ml, com número de lote 2450722, com data de validade 30 de Maio de 2025.
A ERIS avisa que existem alternativas a esse fármaco indicado para combater dores e inchaços, daí, garantir não haver risco de desabastecimento. O regulador sugere, por exemplo, DOMIDOM (Ibuprofeno, 20 mg), Ibuprofeno Generis, Ibuprofeno Inpharma (suspensão oral, 100mg, 5ml) e Paracetamol Inpharma (Xarope).
A ERIS alerta às farmácias que têm stock desse lote de Ibuprofeno da Inpharma a não comercializarem, dispensarem nem administrarem em nenhuma circunstância esse xarope, devendo, antes, proceder à sua devolução total.
Entretanto, a ERIS informa que os pacientes que estejam a tomar o Ibuprofeno Inpharma do lote que vai ser retirado do mercado terão de continuar com o tratamento.
Em 2018, a antiga ARFA (que viria a originar a actual ERIS) mandou retirar do mercado esse mesmo xarope da Inpharma, o Ibuprofeno, de suspensão oral, 100mg-5ml. Também nessa altura, a justificação era de que os lotes em causa apresentavam viscosidade alterada.
Comentários