Mais uma piroga com migrantes deu à costa na zona Norte da Baía, em São Vicente, esta manhã de quarta-feira, com onze sobreviventes. É a segunda embarcação, em três dias, que chega à deriva ao arquipélago vinda da costa continental, depois da piroga encontrada domingo apenas com cinco pessoas (60 morreram na viagem)..
Ainda não se sabe a nacionalidade dos onze sobreviventes, apenas que são adultos e todos homens. Foram encontrados esta manhã de quarta-feira, 6, pelos Bombeiros e Polícia Nacional, que foram alertados do avistamento da embarcação por volta das 7h20.
Segundo relata o MindelInsite, citando o comandante dos Bombeiros de São Vicemte, Amilcar Ganeto, os onze individuos apresentam, melhores condições físicas do que os cinco socorridos no passado domingo na zona de Calhau.
Entretanto, nenhum deles conseguiu ainda falar para informar por exemplo quantas pessoas estavam a bordo no arranque da viagem, o que faziam e o que aconteceu no alto mar. De todo o modo, este caso se assemelha em tudo aos das migrações clandestinas de cidadãos do continente africano em direcção a uma vida melhor na Europa, embora tenha acontecido, bastas vezes, situações de pescadores desses países continentais ribeirinhos que se perdem no mar.
No domingo, uma embarcação artesanal deu à costa na ilha de São Vicente com cinco sobreviventes - um dos quais morreu depois de hospitalizado. A piroga tinha de início 65 pessoas a bordo, ou seja morreram na viagem 60 pessoas, segundo relatos feitos às autoridades.
Comentários