São Vicente/Chuvas: Número de pessoas realojadas sobe para 275
Sociedade

São Vicente/Chuvas: Número de pessoas realojadas sobe para 275

O Ministério da Administração Interna informou este domingo, 17, em nota enviada à Inforpress, que o número de pessoas realojadas nas acomodações provisórias em São Vicente subiu para 275.

De acordo com o mesmo documento, os trabalhos das quatro equipas mistas do Serviço Nacional de Protecção Civil e Bombeiros continuam hoje e estão concentrados nas zonas de Portelinha, Covoada de Bruxa e Pedra Rolada em articulação com os demais locais.

“Paralelamente, as equipas de Sensibilização e Avaliação de Riscos mantêm-se activas no terreno, com a missão de avaliar a situação de famílias que perderam as suas habitações e de identificar residências localizadas em áreas com risco iminente de colapso ou deslizamento”, informou.

O mesmo documento destacou que no sábado foram retiradas cerca de 60 pessoas das localidades de Vila Nova (36) e Alto Bomba (26), onde existe risco de deslizamento de terra.

Isto, acrescentou, com o objectivo de garantir a segurança da população face à possibilidade de novas chuvas e enxurradas. 

As cheias da passada segunda-feira deixaram bairros inundados, destruíram estradas e afetaram o abastecimento de energia, e uma pessoa está ainda por localizar.

O Governo declarou situação de calamidade por seis meses em São Vicente, Porto Novo (Santo Antão) e nos dois concelhos de São Nicolau.

Além disso, foi anunciado um plano estratégico de resposta que contempla apoios de emergência às famílias, mas também às actividades económicas, com linhas de crédito com juros bonificados e verbas a fundo perdido, justificando a decisão com o "quadro dramático, excecional".

O Governo utilizará os recursos do Fundo Nacional de Emergência e do Fundo Nacional de Emergência, criado em 2019 precisamente para responder a situações de catástrofes naturais ou impacto de choques económicos externos.

Partilhe esta notícia

Comentários

  • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

Comentar

Os comentários publicados são da inteira responsabilidade do utilizador que os escreve. Para garantir um espaço saudável e transparente, é necessário estar identificado.
O Santiago Magazine é de todos, mas cada um deve assumir a responsabilidade pelo que partilha. Dê a sua opinião, mas dê também a cara.
Inicie sessão ou registe-se para comentar.