Uma mega-operação realizada pela Polícia Nacional (PN) na quinta-feira, dia 21, em todas as ilhas de Cabo Verde, resultou na detenção de 28 indivíduos para efeito de identificação, informou a instituição policial.
A operação, que envolveu todas as unidades policiais, com a utilização dos meios humanos e materiais disponíveis, teve como objectivo “transmitir uma maior tranquilidade e segurança pública” aos cidadãos e seus bens, bem como as fiscalizações das praias do mar e cidadãos estrangeiros residentes, com actuações nos domínios de ordem pública.
A mesma operação, fez saber a PN, deu maior ênfase ao sector do trânsito rodoviário, mas foram também realizadas operações no campo da Direcção de Emigração e Fronteira (DEF), da Guarda Fiscal e da Polícia Marítima.
No quadro do balanço destaca-se, no âmbito da ordem pública, a detenção de 28 pessoas para efeito de identificação, 23 detenções estupefacientes “padjinha” e “31 estupefacientes haxixe, assim como a apreensão de 30 litros de bebidas alcoólicas (espirituosas) e cinco maços de cigarro.
Quanto ao domínio do trânsito foram fiscalizados 910 veículos dos quais 752 particulares, tendo sido apreendidas 20 dessas viaturas. Foram ainda fiscalizadas 117 viaturas de aluguer e 35 veículos do Estado, tendo um sido apreendido. Foi ainda aplicado um total de 20 coimas, no valor de 415 mil escudos e apreendidos 22 documentos.
No âmbito da DEF foram abordados 102 estrangeiros, dos quais 51 foram encontrados em situação irregular, 15 foram notificados e outros 15 foram detidos para identificação.
Já em relação às actividades relacionadas com a Guarda Fiscal, foram fiscalizados 116 estabelecimentos comerciais, 40 viaturas chapa verde, 15 de chapa vermelha e 15 viaturas comerciais. Foram ainda feitas 34 buscas em lojas e estabelecimentos comerciais.
No campo da Polícia Marítima foram fiscalizados cinco navios e armadores, quatro embarcações de boca aberta, 11 embarcações de recreio e realizadas 15 buscas em navios e botes de pescas, tento sido encontrados noves tripulantes a laborar em situação irregular.
Com Inforpress
Comentários