A Polícia Nacional (PN) anunciou hoje o reforço das operações de segurança em todo o território nacional durante o período das festividades de Natal e Ano Novo, com o objectivo de garantir a tranquilidade da população.
Segundo o director Nacional Adjunto para a Área Operativa, Roberto Fernandes, que falava à Inforpress, na cidade da Praia, as operações começaram na terça-feira, 10, e prolongam-se até o dia 05 de Janeiro de 2025.
Abrangem um “vasto dispositivo” de policiamento, especialmente em áreas com maior circulação de pessoas e bens.
A mesma fonte informou que a PN vai garantir cerca de 1.800 efectivos policiais em todo o país, como forma de garantir a segurança durante o referido período, para que todos possam celebrar com tranquilidade e segurança.
Durante este período festivo, a PN vai intensificar o patrulhamento nas ruas, nas estradas e em alguns pontos estratégicos para evitar possíveis constrangimentos.
“Com o aumento da circulação de turistas, imigrantes em férias e a movimentação de dinheiro, a segurança é uma preocupação central para evitar a prática de crimes como furtos, roubos e acidentes de trânsito”, garantiu Roberto Fernandes.
Segundo a mesma fonte, uma das campanhas de maior destaque durante este período será a de segurança rodoviária, em que a PN, no dia 31 de Dezembro, vai realizar uma Operação Stop para sensibilizar os condutores a adotarem comportamentos adequados na virada do ano.
Roberto Fernandes pediu “mais prudência” durante o período e deixou algumas recomendações, entre elas “se vai para as festas, a nossa recomendação é não conduzir”.
“Use transporte público ou táxi, ou então combine com amigos para alternar a condução, pois, o importante é que todos tenham uma atitude responsável para evitar acidentes graves", recomendou.
Além das questões rodoviárias, a PN aconselha a população a tomar precauções adicionais para evitar o aumento de crimes, especialmente durante as compras e em locais movimentados, como por exemplo “não andar com grandes quantias de dinheiro visíveis” e a “evitar o uso de objectos de valor, como telemóveis ou joias valiosas”.
A PN tem “altas expectativas” para o sucesso da operação deste ano, com o objetivo de reduzir o número de crimes e acidentes, mantendo os níveis de segurança dentro dos padrões “socialmente aceitáveis”.
"Com o aumento da presença policial e a realização de diversas operações, acreditamos que podemos minimizar os riscos de crimes e acidentes", finalizou Roberto Fernandes.
Comentários