• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Paulino Monteiro indicado para novo Administrador-geral da Uni-CV
Sociedade

Paulino Monteiro indicado para novo Administrador-geral da Uni-CV

O Reitor da Universidade de Cabo Verde, Arlindo Barreto, vai indicar Paulino Monteiro como novo administrador-geral da instituição, após demitir na segunda-feira, 11, Silves Jesus Moreira que ocupou o cargo durante um ano. Monteiro, se passar no Conselho da Universidade marcado para o próximo dia 18, regressará a um cargo que já havia desempenhado durante a administração de António Correia e Silva na Uni-CV.

Após dar por finda a Comissão de Serviço de Silves Jesus Moreira esta segunda-feira, 11, supostamente por divergências com o economista, o Reitor da Universidade pública pretende nomear um antigo administrador-geral da casa para ocupar o cargo que ficou vago com a demissão de Moreira, que sai de costas voltadas com a reitoria, chegando a apontar práticas ilegais cometidas pela instituição nos processos de contratação de docentes.

Paulino Monteiro é então o nome a ser indicado por Arlindo Barreto e que vai ser submetido à aprovação do Conselho da Universidade, agendado para o próximo dia 18.

Monteiro é um quadro experiente tendo inclusive desempenhado as funções de administrador geral da Uni-CvV, entre 2012 e 2014, durante o reinado de  António Correia e Silva. Depois assumiu as funções de responsável do Gabinete de Planeamento e Cooperação da Uni-CV.

Ainda ontem, em declarações ao Santiago Magazine, o Pró-Reitor da Uni-CV, João Almeida Medina, disse que "o Reitor quer imprimir uma nova dinâmica na administração da universidade, pelo que escolheu um quadro de carreira, com melhor categoria técnica e profissional para poder acelerar alguns processos”, não mencionando, todavia, o nome de Paulino Monteiro.

Paulino Monteiro é licenciado em Ciências Náuticas pelo Instituto Superior Marítimo de Bou-Ismail, Argélia, e Mestre em Gestão das Pescas pela Universidade de Kagoshima, Japão e Doutor em Gestão e Políticas Ambientais pela Uni-CV. Dentre outros, foi técnico superior do extinto Instituto Nacional de Desenvolvimento das Pescas, membro da Comissão Instaladora da Universidade de Cabo Verde (2004 – 2006), Presidente do Conselho Diretivo do Departamento de Engenharia e Ciências do Mar da Universidade de Cabo Verde (2008 – 2010), Diretor Geral do Planeamento, Orçamento e Gestão, do Ministério do Ensino Superior, Ciências e Inovação de Cabo Verde (2012 – 2013) e desde 2018 é membro do Conselho Consultivo da Cátedra da UNESCO de Humanidades e Gestão Cultural Integrada do Território, por convite do Presidente do Conselho Mundial para a Filosofia e Humanidades.

É autor de artigos científicos publicados em português, inglês e francês em revistas nacionais e internacionais. 

 

Partilhe esta notícia