INSP destaca importância da revista de investigação em saúde no desenvolvimento da ciência em Cabo Verde
Sociedade

INSP destaca importância da revista de investigação em saúde no desenvolvimento da ciência em Cabo Verde

A presidente do Instituto Nacional da Saúde Pública (INSP) afirmou hoje que o lançamento da primeira Revista Cabo-verdiana de Investigação em Saúde é um “marco importante” no processo de desenvolvimento da ciência em Cabo Verde.

Maria da Luz Lima fez estas afirmações à imprensa, à margem da cerimónia de lançamento da primeira revista cabo-verdiana de investigação em saúde, cujo objectivo visa dar a conhecer mais de perto a investigação científica feita na área da saúde e dos seus determinantes feita em Cabo Verde e no mundo.

“A ideia também é lançar a revista em língua inglesa, que é a língua da ciência, para ter mais acessos. Um dos outros objectivos a médio e longo prazo é indexar a nossa revista, em outros jornais internacionais que também trabalham a ciência, para que realmente o que é feito em Cabo Verde possa ser visto nos outros cantos do mundo”, explicou.

A presidente do INSP realçou que, embora os indicadores de saúde de Cabo Verde estejam em um “bom nível e bem-conceituados”, a revista servirá como uma ferramenta para continuar a melhorá-los com base em evidências científicas.

Maria da Luz Lima apontou o envelhecimento activo e saudável, impacto da covid-19 na saúde mental, a qualidade da água consumida em Cabo Verde como alguns dos temas prioritários na primeira edição da referida revista.

Salientou ainda que a criação da revista vai permitir aos investigadores nacionais, particularmente os que trabalham sobre a saúde e seus determinantes, também sobre a tecnologia, fazerem divulgação dos seus trabalhos em português e em inglês.

Indicou que a mesma será publicada uma vez ao ano, nesta fase inicial, referindo que a INSP perspectiva lançar um número extraordinário no próximo mês de Novembro com artigos relacionados com o cancro.

“Acredito que é um passo a passo, esta é a primeira revista e, portanto, há que ir com muita calma, mas também com muita firmeza, porque requer a responsabilidade, a publicação requer revisão por partes”, acrescentou.

Esta edição conta com a colaboração de vários investigadores com destaque para os de Cabo Verde, Moçambique e Portugal.

A criação da Revista Cabo-Verdiana de Investigação em Saúde surge para complementar e reforçar essa dinâmica, oferecendo um espaço destinado à publicação de estudos e artigos científicos na área da saúde e seus determinantes, bem como à articulação entre investigadores.

Partilhe esta notícia