A deputada Eva Ortet mostrou-se hoje “preocupada” com a situação sanitária na ilha do Fogo que se depara com a “insuficiência” de médicos e enfermeiros nas estruturas públicas de saúde.
Eva Ortet, um dos três parlamentares eleitos pela lista do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV- oposição), após visitar o círculo eleitoral, manifestou a sua preocupação com a situação que afirma “continua difícil, com falta de médicos e enfermeiros”.
Durante a visita privilegiou o sector da saúde na ilha para, segundo a mesma, exigir soluções para diminuir o “sofrimento da população da ilha do Fogo”, no quadro da interpelação da ministra da Saúde que acontece na primeira sessão parlamentar de Julho.
“Desde o tempo da Covid que a ilha deixou de ter uma nutricionista e agora também o Hospital Regional São Francisco de Assis (HRSFA) está sem fisioterapeuta”, disse a parlamentar.
Segundo a mesma, a delegacia de saúde está a “cair aos pedaços” e o centro de saúde de São Filipe “não sai do papel”, provocando uma sobrecarga, sem precedentes, ao HRSFA.
Outra questão que “preocupa” a deputada é a falta de transparência na gestão do património do Estado e por isso, disse que vai questionar o vice-primeiro-ministro sobre o processo de Casa para Todos e sobre a concessão, sem concurso, do imóvel que albergava os serviços dos TACV na cidade de São Filipe.
Comentários