Um dos três suspeitos na Praia anunciados ontem, 20, testou positivo ao coronavírus, aumentando para 14 o número de infectados por Covid-19 na capital. O anúncio foi esta tarde pelo director nacional da Saúde que confirmou que o paciente com coronavírus no Tarrafal esteve uma semana na Praia antes de regressar ao seu concelho.
O caso positivo da Praia desta terça-feira, 21, refere-se a um homem de 45 anos, que o director nacional de Saúde recusou referir o bairro de residência. Segundo Artur Correia, que optou por falar em crioulo, de ontem para hoje foram identificados cinco casos suspeitos, três na Praia, um em Santa Cruz e outro na Boa Vista. “Dos testes feitos a todos eles, tivemos um caso positivo, que é um individuo do sexo masculino, de 45 anos de idade, residente na cidade da Praia”, anunciou Correia, referindo a seguir que as 46 amostras de São Vicente deram todos resultados negativos.
O director nacional da Saúde fez saber ainda que, na sequência da investigação epidemiológica levada a cabo, descobriram que o paciente com Covid-19 do Tarrafal esteve uma semana na Praia antes de regressar àquele concelho do Norte de Santiago e ser identificado como positivo ao coronavírus. “Quero lembrar também que os dois casos positivos que vieram da Boa Vista e que estavam em quarentena há cerca de 15 dias é uma prova que o vírus estava a circular na comunidade antes da reabertura dos hotéis. Ou seja, vieram antes do fim da quarentena imposta aos trabalhadores dos referidos hotéis”, apontou Artur Correia.
Na Praia a situação é idêntica ou seja o vírus já circula na comunidade. ”Não temos dúvidas de que na Praia o vírus já esteja a circular nas comunidades e não temos dúvidas também que as medidas tomadas seja de contingência, seja do estado de emergência, têm contribuído de forma significativa para não termos um boom de propagação do vírus”, anotou o director nacional da Saúde que cita o facto de ainda apenas três ilhas (Santiago, Boa Vista e São Vicente) terem casos positivos.
“temos de meter na cabeça que mesmo depois do fim do estado de emergência vão surgir mais casos. Vai haver sim mais casos, mas tudo dependerá do nosso comportamento para evitarmos um boom logo após o estado de emergência”, disse Correia, insistindo que a transmissão já está na comunidade, dando exemplo de contactos em São Domingos e o caso suspeito em Santa Cruz.
O responsável confirmou então a existência neste momento de 68 casos de coronavírus no país (52 na Boa Vista, 14 na Praia, um no Tarrafal e um em São Vicente), mas enalteceu o facto de 80% dos pacientes apresentarem ligeiros sintomas ou estarem assintomáticos.
Comentários