Cabo Verde registou mais 62 infetados pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, bem como a primeira morte na ilha do Fogo, elevando o total acumulado a 3.630 casos da doença, revelou esta quarta-feira, 26, o Ministério da Saúde.
Em comunicado, o ministério referiu que os laboratórios de virologia processaram 340 amostras, 34 das quais deram resultado positivo para o novo coronavírus na Praia, capital do país. Contudo, deste total, 19 casos correspondem a amostras recolhidas em 18 de agosto, agora confirmadas.
Ainda em Santiago foram registados casos positivos de covid-19 nos concelhos de São Domingos (05), Tarrafal (04) e Santa Cruz (02).
Foram igualmente confirmados cinco novos casos da doença no Sal, outro dos focos ativos de transmissão da covid-19 no arquipélago, e quatro na Boa Vista.
Na ilha do Fogo foram confirmados mais seis casos positivos no concelho de Mosteiros (total de 22 desde que surgiu o primeiro caso, há uma semana), sendo este o mais recente foco de transmissão de covid-19 no país.
Na mesma ilha foram igualmente confirmados dois casos de covid-19 no vizinho concelho de São Filipe.
Ainda no Fogo, registou-se hoje a primeira morte na ilha associada à doença, no concelho de Mosteiros.
Nas últimas 24 horas foram dados como recuperados da doença 40 casos em todo o país.
Cabo Verde passa assim a contar com um acumulado de 3.630 casos da doença desde 19 de março, quando foi diagnosticado o primeiro doente com covid-19, distribuídos por oito das nove ilhas habitadas.
Desse total, 877 casos permanecem ativos, 38 morreram e 2.713 foram dados como recuperados, enquanto dois cidadãos estrangeiros infetados foram transferidos para os países de origem, segundo os dados do Ministério da Saúde.
A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 820 mil mortos e infetou mais de 23,9 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.
Com Lusa
Foto: A Semana (Centro de Saúde de Mosteiros)
Comentários