Covid-19. Gabinete de Crise vai anunciar medidas de quarentena para ilha de Santiago
Sociedade

Covid-19. Gabinete de Crise vai anunciar medidas de quarentena para ilha de Santiago

O Gabinete de Crise reúne-se ainda hoje, 25, na Praia, para decidir sobre medidas a tomar com relação à ilha de Santiago, assim como se fez com a Boa Vista, anunciou esta manhã o ministro da Saúde.

Em conferência de imprensa para confirmar o primeiro caso positivo de Covid-19 na cidade da Praia -  um cidadão cabo-verdiano, de 43 anos, que chegou de França no dia 18 e ontem sentiu problemas respiratórios com tosse e febre -, Arlindo do Rosário avançou ainda estão sendo rastreados os contactantes mais próximos, assim como os passageiros que chegaram ao país nesse mesmo voo.

Quanto à ilha da Boa Vista informou que o cidadão inglês falecido foi enterrado terça-feira à tarde e que a holandesa irá ser transferida ainda hoje, através de um avião enviado dos Países Baixos para este efeito.

Neste momento, segundo disse, o Governo vai ter de pensar a situação da Covid-19 em relação a todo o País. “Estamos a prever, a nível nacional, a reorganização do serviço da saúde que será comunicada a população e que irá implicar diminuição de determinadas consultas externas, tendo o cuidado em privilegiar as consultas de maior demanda, assim como atenção ao seguimento das doenças crónicas”, disse.

Questionado se a Cidade da Praia irá contra com uma desinfecção geral nas ruas e outros locais, afirmou que tudo será levado em consideração assim como se fez na Boa Vista.

Na sua declaração, o director Nacional da Saúde, Artur Correia, por seu lado, tranquilizando a população de que o sistema de vigilância está sendo “eficaz na detenção dos casos precoces”, referiu que o primeiro caso positivo da Cidade da Praia é também importado.

Face às preocupações com os funerais, Artur Correia adiantou que medidas já foram tomadas e comunicadas às delegacias de saúde sobre que procedimento ter em relação a caso de morte pelo novo coronavírus. Para os funerais normais, as medidas, acrescentou, vão no sentido de haver “menos pessoas possíveis”, evitando assim aglomerado de indivíduos.

Com este caso confirmado já são quatro os casos positivos da Covid-19 em Cabo Verde, sendo que os três primeiros foram registados na ilha da Boa Vista, todos cidadãos estrangeiros, com o registo de uma morte de um turista inglês, de 62 anos, que foi o primeiro caso confirmado de Covid-19 no país, falecido na noite de segunda-feira, 23.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da Covid-19, já infectou mais de 400 mil pessoas em todo o mundo, das quais cerca de 18.000 morreram.

Depois de surgir na China, em Dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia, cujo epicentro é actualmente a Europa.

Em Cabo Verde, o Governo colocou a ilha da Boa Vista em quarentena até 4 de Abril, após a confirmação positiva do primeiro caso registado da Covid-19.

Com Inforpress

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação

    Comentários

    • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

    Comentar

    Caracteres restantes: 500

    O privilégio de realizar comentários neste espaço está limitado a leitores registados e a assinantes do Santiago Magazine.
    Santiago Magazine reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de moderação.