Covid-19. Casos a aguardar contra-análise são de duas crianças da Praia
Sociedade

Covid-19. Casos a aguardar contra-análise são de duas crianças da Praia

Os dois casos suspeitos de coronavírus que, segundo o ministro da Saúde, aguardam resultado da contra análise, são duas crianças da Praia, filhos do casal de Achada São Filipe com Covid-19.

Arlindo do Rosário, na conferência de imprensa deste sábado em que anunciou mais um caso positivo na Boa Vista, disse que havia mais dois casos suspeitos, cujos resultados foram inconclusivos, daí terem sido sujeitos hoje mesmo a novos testes a fim de se obter “resultados mais definitivos”, que serão conhecidos na manhã deste domingo.

O governante não revelou nem a identidade nem a origem dessas crianças, mas Santiago Magazine sabe que são os dois filhos do casal de Achada São Filipe – um técnico de laboratório da PJ, de 43 anos, a sua companheira, de 41 – que testou positivo ao coronavírus.

As crianças, um bebé de 11 meses e outra de nove anos, estão internadas sob observação na secção do Hospital Agostinho Neto, onde funcionavam os quartos particulares, adaptada entretanto para receber doentes com Covid-19.

Já na conferência em que se ficou a conhecer da positividade ao coronavirus por parte da esposa do funcionário da PJ, o director nacional da Saúde havia garantido que as autoridades estavam a acompanhar de perto a evolução dos filhos do casal, a fim de, caso seja necessário, serem logo submetidos a testes de despiste.

Estatisticamente, crianças de 0 a 10 anos são a faixa etária com raros casos positivos de coronavírus em todo o mundo (em Portugal mesmo grávidas com Covid-19 tiveram bebés sem a doença), razão pela qual foi encomendada uma contra-análise neste sábado para certificar da sua condição.

Este domingo, 29, as autoridades de Saúde irão divulgar o seu quadro clínico, que se espera negativo.

Recorde-se que o ministro da Saúde, Arlindo do Rosário, confirmou esta tarde o registo de mais um caso confirmado de coronavírus em Cabo Verde, o terceiro num cabo-verdiano e de contágio na comunidade.

O paciente é um técnico de manutenção no Hotel Riu Karamboa na Boa Vista, hotel onde foi descoberto o primeiro caso de Covid-19 no arquipélago - um turista inglês de 62 anos, primeiro caso registado no arquipélago, que já faleceu e que foi sepultado na ilha das dunas.

É o segundo caso de infecção de coronavírus dentro de Cabo Verde (transmissão comunitária), depois da mulher de 41 anos de Achada São Filipe, na Praia, que ficou contaminada pelo marido, um técnico de laboratório da PJ, que regressara ao país no dia 18 após férias na Europa.

Sobe assim para três o número de infectados em Cabo Verde, todos cabo-verdianos. No total já são seis os casos de Covid-19 registados no país, sendo que os primeiros três se deram todos na Boa Vista - dois turistas ingleses e uma holandesa todos, que já foram repatriados aos seus países, èxcepto o falecido que foi sepultado na ilha das dunas.

Segundo Arlindo do Rosário já foram concluídos 13 exames aos casos suspeitos, dos quais 11 deram negativo, e outros dois ainda não foram conclusivos, pelo que vão ser repetidos, e que se sabe agora serem os filhos do casal de Achada São Filipe.

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação

    Comentários

    • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

    Comentar

    Caracteres restantes: 500

    O privilégio de realizar comentários neste espaço está limitado a leitores registados e a assinantes do Santiago Magazine.
    Santiago Magazine reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de moderação.