A garantia é do director do serviço de Segurança Sanitária de Alimentos da Agência de Regulação de Produtos farmacêuticos (ARFA), João Gonçalves.
Confrontado com a questão, denunciada pelos moradores de Achada São Filipe Filipe, o responsável da reguladora recorda que as autoridades já tinham feito uma intervenção na localidade e promete uma nova acção. “É uma situação reinante que já foi combatida. Vamos ver com a Delegacia de Saúde, com a IGAE e com o Ministério de Ambiente - porque é um problema ambiental - como resolver essa situação num tempo recorde, pois é uma situação que já tinha sido aflorada anteriormente e cuja preocupação na altura foi a de destruição e encerramento das hortas”, garante.
Há cerca de dois anos, a Agência de Regulação de Produtos farmacêuticos (ARFA), em parceria com outras autoridades, destruiu hortas na zona de Praia Negra que eram irrigadas com água de esgoto do hospital. A de Achada São Filipe, nos arredores do centro da cidade capital, fica nas imediações de um dos prédios habitacionais da IFH, o que, claramente, coloca em causa a saúde dos moradores.
“São casos que exigem seguimento, porque, infelizmente, as pessoas procuram sempre formas de se esquivar às orientações das autoridades”, lembrou Gonçalves.
Na semana passada, a delegada de Saúde da Praia, Ullardina Furtado já tinha denunciado a situação em entrevista à Inforpress tendo, na ocasião, solicitado “mais celeridade”.
Com Inforpress
Comentários