Incêndio já consumiu área equivalente a 15 estádios de futebol. Delegado da Agricultura fala em "situação alarmante"
Segundo fontes no local, o fogo deflagrou-se por volta das 5 horas da madrugada desta quarta-feira na zona florestal de Pico da Cruz no Planalto Leste, no Porto Novo. Até este momento, o fogo ainda não foi controlado tendo já devastado cerca de 15 hectares da floresta e destruído várias espécies endémicas. Segundo o delegado do Ministério da Agricultura no concelho, Orlando Delgado, no há sério risco de a população local poder ser atingida.
Estão envolvidos na operação bombeiros dos três concelhos da ilha de Santo Antão, Porto Novo, Ribeira Grande e Paul, assim como a população do Planalto Leste. Mesmo assim, os bombeiros têm tido problemas para conter o avanço das chamas, pelo que a Protecção Civil do Porto Novo já solicitou reforço de militares e bombeiros de São Vicente para auxiliar a circunscrever o incêndio que consome desde da madrugada a zona florestal de Pico da Cruz, onde concentra boa parte da reserva natural do Planalto Leste.
A Polícia Nacional no Porto Novo, contactada por Santiago Magazine, afirma estar a investigar ainda a origem do incêndio, mas já há indicações de ter sido fogo posto, provocado pela queima de palha num terreno contíguo que está a ser preparado para a sementeira. Versão defendida também pelo delegado do MAA, Orlando Delgado.
Este é o segundo incêndio ocorrido no perímetro florestal do Planalto Leste em pouco mais de um mês. O último tinha acontecido no passado dia 29 de Abril e consumiu apenas 3 hectares de uma área densa coberta de pinheiros e outras plantas endémicas. Desta vez, os estragos são muito maiores.
Comentários