A barragem de Salineiro, em Ribeira Grande de Santiago, reteve as primeiras águas da chuva, depois da queda das precipitações ocorridas no último fim- de-semana e na madrugada desta terça-feira.
Numa ronda pelas localidades de Salineiro e Cidade Velha, a Inforpress constatou que a infra-estrutura inaugurada em 2013 reteve alguma quantidade de água, para satisfação dos agricultores e camponeses, que já iniciaram a sementeira.
Situada na Ribeira Grande de Santiago, a cerca de dois quilómetros a montante da localidade de Salineiro, tem uma capacidade de armazenamento de 701 mil metros cúbicos de água e esta prevista para irrigar cerca de 58 hectares de terra nas zonas de Salineiro e a norte de Calabaceira.
Orçada em mais de 500 milhões de escudos, a barragem tem 26 metros de altura e 168 do coroamento, que vai servir de passagem na via pedonal para a Cidade Nova, e ainda uma rede de abdução de mais de 500 metros.
A barragem de Salineiro tem uma galeria interna que permite, sempre que necessário, fazer os arranjos no seu interior, e dispõe também de dispositivos de toma de água, munidos de válvulas de serviço e de emergência e dotados de um sistema de filtros (limpeza) nas bocas de entrada para a retenção de materiais finos.
A largura do coroamento é de oito metros, capaz de permitir o trânsito de viaturas nos dois sentidos da nova via que irá ligar as povoações de Calabaceira e Salineiro.
Com Inforpress
Comentários