Combater a corrupção é o motivo maior dos inquiridos em optar por compras onlines, seguindo-se a eliminação da fraude fiscal e os riscos com depósitos e levantamentos, em segundo e terceiro lugares, respectivamente.
A sondagem foi promovida pelo Centro Comercial, Boas Compras, com sede na cidade da Sal Rei, Boa Vista, e visava saber o que motiva as pessoas a pretender fazer as suas movimentações financeiras via eletrónica e pagamentos onlines.
Lançada a 5 de maio, a sondagem esteve disponível por 15 dias, e contou com a participação de 338 leitores, com os seguintes resultados.
10.7% dos inqueridos alegaram que utilizam rede 24, Smartfhone e pagamentos onlines com o objetivo de combater a corrupção.
9.5% pretendem eliminar completamente a fraude fiscal, ou então para ganhar tempo e evitar riscos com depósitos e levantamentos nos bancos.
8.9% querem facilitar as investigações tributárias e criminais e 7.7% pretendem contribuir para eliminar roubos e assaltos a bancos e lojas.
7.1% querem combater o comércio ilícito como droga e outros tráficos e 6.8% pretendem evitar riscos de proliferação do vírus com o banco notas.
6.5% querem eliminar a necessidade de contar dinheiro nas lojas e 5.3% pretendem atrair mais investimentos externos e da diáspora.
5.3% querem obrigar o comerciante e prestador de serviços a faturar e declarar o montante total recebido.
5% pretendem garantir saudável concorrência entre as empresas comerciais ou garantir total controlo da gerência nas vendas.
4.7% pretendem contribuir para transitar o setor informal para o setor formal ou aumentar as receitas do Estado como IVA e IUR.
Apenas 2.7% dos participantes querem contribuir para aumentar as receitas do Estado como IVA e IUR, aumentar receitas para ver se o Estado reduza os impostos ou evitar um possível aumento do IVA, respetivamente.
Comentários