Para muitos cabo-verdianos e cabo-verdianas as eleições legislativas já deveriam ter começado "ontem". Precisamos mudar o “rumo” imediatamente, com políticas que coloquem o povo como prioridade e reconstruir o país, porque este governo “gordo/obeso e reforcado por caducos” não merece mais um dia no poder ou seja o Cabo Verde merece mais do que promessas vazias, mas sim, merece ação. É hora de “mudar o chip”, antes que seja tarde ou a história vai lembrar vocês como os responsáveis pelo colapso do país.
Excelentíssimos membros do Governo, Movimento pára Democracia, Basta!
Com todo o respeito, é impossível ignorar os desafios críticos que Cabo Verde enfrenta após anos de governação do MpD, ou seja dois governos do MPD, duas décadas de fracasso!
Os transportes inter-ilhas, essenciais para a economia e a coesão nacional, estão em colapso, estrangulando a mobilidade entre ilhas e o acesso a bens básicos. Encontram-se em estado precário, dificultando a vida dos cidadãos.
Da mesma forma, setores como justiça, saúde e educação carecem de investimentos urgentes para garantir direitos básicos à população. Enquanto isso, a justiça privilegia e protege os poderosos, a saúde está em frangalhos, e a educação forma jovens apenas para a emigração.
Cabo Verde enfrenta, há duas décadas, um grave retrocesso em setores essenciais: os transportes marítimos e aéreos são um caos, ilhas isoladas, preços abusivos, e um serviço que envergonha qualquer nação. Assim como a justiça, a educação e a saúde, que são pilares fundamentais de qualquer nação, encontram-se em estado de abandono, enquanto o povo sofre com a falta de investimento de infraestruturas dignas. Pergunto me… Onde estão as obras? Onde está o progresso? Não há obras, não há progresso, apenas estagnação. O que se observa é corrupção, incompetência, insensibilidade total deste governo gordo e um país sendo desmontado peça por peça, como ocorreu nos anos 90.
O resultado é visível, nossos jovens, homens e mulheres, são forçados a emigrar em massa, deixando para trás um país desestruturado, sem oportunidades, porque aqui só sobra miséria e promessas vazias.
Para muitos cabo-verdianos e cabo-verdianas as eleições legislativas já deveriam ter começado "ontem". Precisamos mudar o “rumo” imediatamente, com políticas que coloquem o povo como prioridade e reconstruir o país, porque este governo “gordo/obeso e reforcado por caducos” não merece mais um dia no poder ou seja o Cabo Verde merece mais do que promessas vazias, mas sim, merece ação.
É hora de “mudar o chip”, antes que seja tarde ou a história vai lembrar vocês como os responsáveis pelo colapso do país.
Atenciosamente,
Roberto Vieira de Carvalho, "Um Cidadão Preocupado"