Urgência de mudança. Cabo Verde não pode esperar. Cabo Verde não aguenta mais este abandono.E este governo não merece mais um dia no poder!
Ponto de Vista

Urgência de mudança. Cabo Verde não pode esperar. Cabo Verde não aguenta mais este abandono.E este governo não merece mais um dia no poder!

Para muitos cabo-verdianos e cabo-verdianas as eleições legislativas já deveriam ter começado "ontem". Precisamos mudar o “rumo” imediatamente, com políticas que coloquem o povo como prioridade e reconstruir o país, porque este governo “gordo/obeso e reforcado por caducos” não merece mais um dia no poder ou seja o Cabo Verde merece mais do que promessas vazias, mas sim, merece ação. É hora de “mudar o chip”, antes que seja tarde ou a história vai lembrar vocês como os responsáveis pelo colapso do país.

Excelentíssimos membros do Governo, Movimento pára Democracia, Basta!

Com todo o respeito, é impossível ignorar os desafios críticos que Cabo Verde enfrenta após anos de governação do MpD, ou seja dois governos do MPD, duas décadas de fracasso!

Os transportes inter-ilhas, essenciais para a economia e a coesão nacional, estão em colapso, estrangulando a mobilidade entre ilhas e o acesso a bens básicos. Encontram-se em estado precário, dificultando a vida dos cidadãos.

Da mesma forma, setores como justiça, saúde e educação carecem de investimentos urgentes para garantir direitos básicos à população. Enquanto isso, a justiça privilegia e protege os poderosos, a saúde está em frangalhos, e a educação forma jovens apenas para a emigração. 

Cabo Verde enfrenta, há duas décadas, um grave retrocesso em setores essenciais: os transportes marítimos e aéreos são um caos, ilhas isoladas, preços abusivos, e um serviço que envergonha qualquer nação. Assim como a justiça, a educação e a saúde, que são pilares fundamentais de qualquer nação, encontram-se em estado de abandono, enquanto o povo sofre com a falta de investimento de infraestruturas dignas.  Pergunto me… Onde estão as obras? Onde está o progresso? Não há obras, não há progresso, apenas estagnação. O que se observa é corrupção, incompetência, insensibilidade total deste governo gordo e um país sendo desmontado peça por peça, como ocorreu nos anos 90.

O resultado é visível, nossos jovens, homens e mulheres, são forçados a emigrar em massa, deixando para trás um país desestruturado, sem oportunidades, porque aqui só sobra miséria e promessas vazias. 

Para muitos cabo-verdianos e cabo-verdianas as eleições legislativas já deveriam ter começado "ontem". Precisamos mudar o “rumo” imediatamente, com políticas que coloquem o povo como prioridade e reconstruir o país, porque este governo “gordo/obeso e reforcado por caducos” não merece mais um dia no poder ou seja o Cabo Verde merece mais do que promessas vazias, mas sim, merece ação.

É hora de “mudar o chip”, antes que seja tarde ou a história vai lembrar vocês como os responsáveis pelo colapso do país. 

Atenciosamente, 

Roberto Vieira de Carvalho, "Um Cidadão Preocupado"

Partilhe esta notícia

Comentários

  • Braseirense, 24 de Abr de 2025

    Serão duas décadas ou duas legislaturas?!
    Abraço daqui de terra-longe.

    Responder


  • Carlos Vieira De Carvalho, 23 de Abr de 2025

    Irmão Roberto Vieira de Carvalho, a sua análise incisiva reflete fielmente a realidade de Cabo Verde.

    Responder


  • Casimiro centeio, 23 de Abr de 2025

    Como costuma dizer alguém : " quando se estiver no fundo do poço, a primeira coisa a fazer para se sair dele, é parar de cavar" . Certo, esse governo de TOUPEIRA não pára de cavar.
    Meu Caro Roberto, já teria dito o outro " nenhuma punição é grande demais ou injusta para um governo que causa a ruína do seu país" - Benjamim Franklin. Cabo Verde está pior que a ruína do MERCADO DE COCO!!!!!

    • Casimiro centeio, 23 de Abr de 2025

      TOUPEIRA é um mamífero muito útil para agricultura, porque mata os insetos nocivos,mas ela torna -se mais nociva ainda porque destrói as raízes ! As raízes da Sociedade! Os jovens em especial !!!!

    Responder


Comentar

Caracteres restantes: 500

O privilégio de realizar comentários neste espaço está limitado a leitores registados e a assinantes do Santiago Magazine.
Santiago Magazine reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de moderação.