• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
O Ministério do discurso OCO
Ponto de Vista

O Ministério do discurso OCO

Custa-me assistir a esta obscenidade. Não dos vídeos, porque não perco o meu tempo com isso, mas de quem segue e partilha nas suas próprias redes. Muitos dos quais têm milhares de seguidores e estão a ajudar a entregar as ovelhas a um lobo sedento de poder. Há profissionais, líderes e terapeutas espirituais, Gurus…especializados nesses assuntos. Não caiam na conversa mole para boi dormir.

Está a ser habitual a publicação nas redes sociais de vídeos de discursos ocos repletos de palavras sem nenhuma emoção.

Palavras cujo conteúdo é VAZIO, quando proferidas por quem é (re)conhecido pela sua arrogância e narcisismo.

Este tipo de discurso populista só serve para confundir e conquistar as massas.

São conjuntos de frases feitas, sobre temas sensíveis da sociedade e que, normalmente, são “dores” comuns entre todos.

Quem o faz, abre a ferida publicamente, e sugere soluções e curas, também elas copiadas de livros de Auto-ajuda e de pensamento positivo. Faz lembrar algumas seitas que usam as fragilidades e questões sociais para manipular as emoções dos crentes através de um discurso socialmente aceite.

O que leva o povo a abdicar da capacidade de arbitrar decisões importantes, refletir de forma lúcida, #pensarcomapropriacabeça, de ignorar as contradições de alguém de forma cega, a ponto de esquecer muitas das evidências e atitudes anteriores que comprovam o seu carácter?

Geralmente as pessoas que seguem e partilham esses vídeos estão à procura de aceitação nas promessas muito atraentes de salvação e de reprogramação mental.

Além disso, quem faz estes vídeos é Ás na arte de convencer ou comover outras pessoas apenas falando. Essa combinação de promessas atraentes e de um “governante” eloquente, é intencionalmente projetada para ativar as emoções de quem assiste e atrair seguidores para o seu projecto político.

Na nossa sociedade em que casos de famílias disfuncionais, monoparentais, pais abusivos, falta de auto estima, depressão e outras situações do foro emocional e mental, oferecem as condições para que uma filosofia ou um mestre de pretensões absolutas, usando as palavras certas que todos querem ouvir, encontre presas fáceis.

Um indivíduo formado em sociologia, associado ao seu estatuto de figura pública e detentor de um cargo governamental, tem conhecimento de todas as técnicas de pesquisa social e de que forma os indivíduos responderão a determinados estímulos, principalmente quando embalado numa aura de beatitude.

Mas “Pau que nasce torto, NUNCA se endireita!”

Custa-me assistir a esta obscenidade. Não dos vídeos, porque não perco o meu tempo com isso, mas de quem segue e partilha nas suas próprias redes. Muitos dos quais têm milhares de seguidores e estão a ajudar a entregar as ovelhas a um lobo sedento de poder.

Há profissionais, líderes e terapeutas espirituais, Gurus…especializados nesses assuntos.

Não caiam na conversa mole para boi dormir.

Partilhe esta notícia