O País inteiro tomou conhecimento, no dia 03 de Abril de 2020, do passamento físico do Dr. Felisberto Vieira Lopes. Foi notada a pressa e a estrema ligeireza como o corpo do Dr. Vieira Lopes foi dado à Terra.
Pese embora ter sido um corajoso Combatente de Liberdade da Pátria, ter sido um dos mais profundos poetas Cabo-Verdianos da língua crioula, ter sido o mais brilhante Jurista e Advogado que Cabo Verde já conheceu, ter sido um tremendo activista cívico, social e político, no entanto, ...., ... nenhum titular de Órgão de Soberania, ou mesmo os Partidos Políticos com representação parlamentar (MpD, PAICV e UCID), dignaram proferir uma única palavra a cerca do seu passamento físico; É caso para se exclamar que os “anões da terra” querem ignorar e fingir que Cabo Verde acabou de perder um “Gigante”, de modo a que tudo fique nivelado por baixo.
Felizmente, ao contrário do silêncio oficial dos “Donos desta Terra”, as gentes do Povo têm usado os órgãos de comunicação social e as redes sociais para exprimir o vazio moral e cívico que já ficou, por falta desse vulto CABO-VERDIANO.
Ora, sendo certo que a morte do querido Dr. Vieira Lopes continua envolvido em muito mistério e questionamentos, entretanto, uma semana após a sua misteriosa morte, cuja causas ainda não foram apuradas com clareza, ainda nada sabemos a respeito das circunstâncias concretas que desembocaram no desaparecimento físico desse Herói Nacional.
Esperemos que os investigadores não tenham recebido ordens, instruções, prendas, promessas de benefícios ou ameaças veladas, forçando-os a deixar mais um caso duvidoso por investigar. Aliás, tendo a Autópsia sido realizada logo no dia seguinte à sua morte, muito estranhamos que, volvido uma semana, ainda não se conhece as conclusões da peritagem médica. É que, tendo em devida conta que o próprio malogrado terá revelado, antes de morrer, que foi atacado por desconhecidos com um gás tóxico, logicamente que se impõe um averiguar criterioso do caso. Ademais, o mesmo terá declarado que, caso não morresse do ataque, ficaria padecendo de graves lesões pulmonares, em virtude da inalação do venenoso gás. – Será que da autópsia resultou a confirmação de tais lesões pulmonares??? Em caso afirmativo, porque não divulgar os resultados, para esclarecimento Nacional?? Em caso negativo, porque não descansar os familiares e amigos que tão ansiosamente esperam uma clarificação do caso??
DIREITO A INFORMAÇÃO
É um direito do cidadão saber o que acontece no nosso país e especialmente quando se trata de uma possível liquidação onde a cúpula da oligarquia “Política-Empresarial” cabo-verdiana pode estar envolvida. Dr. Vieira Lopes era um grande Cabo-verdiano, destemido e respeitado pela sua sabedoria e luta pela justiça em Cabo Verde, não havendo dúvidas que “CABO VERDE PERDEU O SEU EXPOENTE MÁXIMO DA LUTA CONTRA A CORRUPÇÃO E DA LUTA A FAVOR DOS MENOS PROTEGIDOS”, nas palavras do Partido Popular (PP), o único Partido Político que dignou lamentar, com a Nação, a perda desse vulto intelectual e cívico.
Não podemos aceitar que um provável assassinato, executado por eventual ordem de uma suposta “máfia”, não seja devidamente investigado e esclarecido. Devemos recordar que Dr. Vieira Lopes foi o homem que destroçou a imagem de muitos políticos e lideres da esfera empresarial cabo-verdiana. Foi ele que denunciou a “Máfia de Terrenos da Praia" envolvendo personalidades.
Recorda-se que, não seria esta a primeira vez que alguém tentou contra a vida do malogrado, visto que, nos idos anos de 1962, quando ainda era estudante universitário em Lisboa, não conseguiu completar o Segundo Ano de Direito, devido a uma tentativa de envenenamento atribuído a então PIDE Portuguesa (Política Internacional de Defesa do Estado Fascista e Colonial). Depois foi exilado nas Ilhas de São Tomé e Príncipe, por andar a mobilizar os jovens estudantes africano para a Luta da Independências das Ex-colónias Portuguesas. Foi nessa altura que terá publicado o livro de poemas intitulado de “NOTI”, onde, sob o pseudónimo “Cauberdiano Dambará”, deixou escrito a seguinte profecia: “Korpu matadu, a aima fica” – (Corpo matado, a alma fica), como se ele já estava prevendo a sua morte matada.
Assim sendo, pedimos as autoridades competentes que informem os cabo-verdianos sobre o desenvolvimento das investigações.
Pese embora o silêncio oficial, o Dr. Felisberto Vieira Lopes, aliás “Cauberdiano Dambará" , o incansável beligerante pela causa cabo-verdiana, defensor da justiça, integro, respeitado, destemido e temido advogado do povo SERÁ SEMPRE LEMBRADO e RELEMBRADO, pelo que não será aceitável nenhuma omissão nas investigações sobre a sua morte natural ou assassinato no estilo de “Queima de Arquivo”.
Fica, por meio desta, a Presidência da República, a Procuradoria Geral da República, a Senhora Ministra da Justiça, a Polícia Judiciária e a Ordem dos Advogados de Cabo Verde, no sentido de esclarecem ao POVO qual o ponto da situação das investigações e qual foi o resultado da autópsia.
Mindelo, 09 de Abril de 2010.
Ver:
https://santiagomagazine.cv/index.php/sociedade/4153-mafia-de-terrenos-arnaldo-silva-rafael-fernandes-e-alfredo-carvalho-constituidos-arguidos
https://santiagomagazine.cv/index.php/sociedade/4276-vieira-lopes-pode-ter-sido-assassinado-pj-ja-esta-a-investigar
http://rtc.cv/index.php?paginas=21&id_cod=24266
https://www.mindelinsite.com/atualidade/amadeu-oliveira-reage-a-morte-de-vieira-lopes-ele-disse-me-que-estava-preparado-para-morrer-sem-vencer/?preview=true&_thumbnail_id=37010
Comentários