A CPR do PAICV em Santiago Norte realizou hoje visitas a várias localidades do município de São Miguel, com destaque para a comunidade de Pilão Cão, para onde solicitou maior atenção do Governo e da autarquia local.
A CPR do PAICV em Santiago Norte realizou hoje visitas a várias localidades do município de São Miguel, com destaque para a comunidade de Pilão Cão, para onde solicitou maior atenção do Governo e da autarquia local.
Em declarações à imprensa, o porta-voz da Comissão Política Regional (CPR) do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), Adosindo Furtado, destacou que durante a visita, constatou-se um “sentimento de abandono” por parte da população de Pilão Cão, que reivindica melhorias, principalmente, na infra-estrutura de acesso.
“Uma das principais reivindicações é a estrada, que se encontra em péssimas condições. A população solicita que essa via seja incluída no projecto de asfaltagem da estrada Tarrafal/São Miguel, pois a situação actual é bastante precária”, afirmou Furtado.
Além da estrada, o porta-voz ressaltou que os moradores enfrentam dificuldades no abastecimento de água, com relatos de que, em determinados períodos, chegam a ficar dois a três meses sem água nas torneiras.
“Recentemente, a comunidade conseguiu ter água devido a uma intervenção emergencial durante uma festa local, mas a situação ainda não está regularizada”, disse Adosindo Furtado.
Outro problema apontado é a ausência da rede de internet e de sinal de telemóveis, o que deixa a comunidade sem comunicação.
Igualmente, evidenciou que os jovens da localidade também expressaram o desânimo diante da falta de oportunidades de emprego, afirmando que a única saída para muitos é a emigração em busca de melhores condições.
Na comunidade da Ribeira de São Miguel, a mesma fonte diz que a situação é semelhante, com reclamações sobre a falta de água e a confusão entre a inauguração da rede e a disponibilização efectiva de água.
Os representantes do PAICV também visitaram o Centro Social de Pilão Cão, uma infra-estrutura construída há mais de vinte anos, que por algum tempo foi útil, mas que, actualmente, se encontra abandonada e em elevado estado de degradação, o que consideram como um “descaso com a comunidade”.
A CPR do PAICV reforçou o compromisso de lutar por uma atenção maior às comunidades de São Miguel, cobrando acções concretas que melhorem as condições de vida dos moradores de Pilão Cão e demais localidades do município.
Informamos que, temporariamente, a funcionalidade de comentários foi desativada no nosso site.
Pedimos desculpa pelo incómodo e agradecemos a compreensão. Estamos a trabalhar para que esta funcionalidade seja reativada em breve.
A equipa do Santiago Magazine