• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Presidente da República de São Tomé e Príncipe recebe Chave da Cidade da Praia
Política

Presidente da República de São Tomé e Príncipe recebe Chave da Cidade da Praia

O Presidente da República de São Tomé e Príncipe, Carlos Manuel Vila Nova, recebeu hoje a chave da Cidade da Praia, das mãos do autarca Francisco Carvalho, numa cerimónia realizada nos Paços do concelho.

A homenagem aconteceu neste primeiro de quatro dias de visita oficial do Presidente Carlos Vila Nova a Cabo Verde.

O Presidente santomense enalteceu o gesto do edil praiense, tendo-se mostrado “muito honrado” pelo facto de ter recebido a chave da capital do País.

“A mim toca-me profundamente e honra-me receber das vossas mãos e saber que tenho a chave e a qualquer momento eu posso abrir, valorizo imenso este acto e levo comigo esse sentimento de orgulho de carinho que eu acabo de receber”, disse.

Carlos Manuel Vila Nova, que disse sentir-se em casa, demonstrou a sua satisfação e alegria pelo “acolhimento caloroso” como foi recebido nesta cidade.

“É uma alegria enorme estar aqui e é com esse sentimento de alegria que quero agradecer profundamente pelo caloroso acolhimento que eu próprio tenho recebido e a delegação que me acompanha nesta maravilhosa e belíssima Cidade da Praia, que é metrópole porque sei que aqui estão também muitos dos que vêm também de outras ilhas”, apontou.

O Presidente da República de São Tomé e Príncipe felicitou ainda a cidade por tudo aquilo que tem feito pela sua cultura, mas também pelas pessoas, tendo realçado que nada disso acontece sem as pessoas.

“Com as semelhanças e esse sentimento profundo de amizade e de irmandade quero agradecer-vos e dizer que essa visita para mim é muito importante porque a nós todos eleitos cabe-nos encurtar essa distâncias que nos separam porque o que nos une é muito mais forte do que isso”, constatou.

Por seu turno, o presidente da Câmara Municipal da Praia, Francisco Carvalho, considerou ser uma honra e satisfação a Cidade da Praia receber a visita de Estado do Presidente de São Tomé e Príncipe, considerando que se trata de um momento que simboliza a amizade, alegria e história existente entre os dois povos.

Na ocasião, o edil praiense realçou ainda a amizade e história comum entre os dois povos, que continua a marcar o presente e, seguramente, irá marcar o futuro das populações dos dois países.

A visita de Carlos Manuel Vila Nova, decorre de hoje até quinta-feira, 16, e, para além do tête-à-tête com o seu homólogo cabo-verdiano, por quem foi condecorado, foi acolhido pelo presidente da Assembleia Nacional, Austelino Correia, e deverá receber o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva.

Deposição de uma coroa de flores no Memorial Amílcar Cabral, cerimónia de entrega das Chaves da Cidade da Praia, visita aos Laboratórios Inpharma, ao Museu da Resistência – Campo de Concentração do Tarrafal, deslocação a Universidade de Santiago em Santa Catarina e visita ao Núcleo Operacional da Sociedade de Informação (NOSi) assinalam ainda a estadia de Carlos Vila Nova na ilha de Santiago.

Partilhe esta notícia