• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Praia/Bancadas municipais: PAICV afirma que os ganhos são “enormes e visíveis” e MpD dá nota negativa ao estado do município
Política

Praia/Bancadas municipais: PAICV afirma que os ganhos são “enormes e visíveis” e MpD dá nota negativa ao estado do município

As bancadas do PAICV (situação) e do MpD (oposição) na Assembleia Municipal da Praia têm avaliações contrárias quanto ao estado do município da Praia, hoje em discussão naquele órgão deliberativo municipal.

O líder da bancada municipal do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), Aquiles Barbosa, disse aos jornalistas, em declarações à margem da IV sessão extraordinária especial da Assembleia Municipal da Praia, que o estado do município da Praia é positivo, afirmando que os ganhos são enormes e visíveis.

“Tendo em conta a conjuntura global o estado do município é bom tendo em conta esses factores endógenos e exógenos que acabam por influenciar e impactar o desempenho das autarquias. Os ganhos são enormes e visíveis, como sabe a governação é avaliada pelos resultados”, afirmou.

Destacou as medidas que vêm sendo implementadas pela Câmara Municipal da Praia que, num ano “extremamente difícil”, conseguiu implementar políticas sociais que impactaram positivamente a vida dos munícipes.

“Num ano extremamente difícil foram reabilitadas centenas de casas na Cidade da Praia, foram construídas centenas de casas de banho, beneficiando directamente as famílias, tem apoiado as crianças dos jardins infantis com passe estudantil, abriram-se mais oportunidade para a formação superior fora do País, a nível da saúde apoiamos várias pessoas.”, indicou.

No entender do líder da bancada municipal do PAICV, são ganhos sociais que impactam directamente a vida das pessoas, e que, por conseguinte, não podem ser medidos somente quando há obras, mas sim quando a câmara municipal estabelece prioridades de governação com foco nas pessoas.

Criticou a oposição a quem acusou de não ter contribuído em nada para o desenvolvimento da Cidade da Praia, lembrando que a oposição é importante para a democracia porque contribui com pluralidade de opiniões para o reforço da democracia e da governação e lamentou que a Praia tenha uma oposição que durante dois anos não vota nada na Assembleia Municipal e que depois se diz a favor da capital.

Por seu turno, o representante da bancada municipal do Movimento para a Democracia (MpD – oposição), Manuel Alves, afirmou que o balanço do estado do município em 2022 é “negativo” e que há muita teoria e nada em termos práticos por parte da Câmara Municipal da Praia.

“O município da Praia vive situações difíceis, a câmara municipal não está a funcionar porque não tem feito reunião ordinária quinzenal, Francisco Carvalho é um presidente que entrou em guerra com vereadores do seu partido. Os vereadores, para o presidente da câmara municipal, são simples funcionários, a câmara municipal deixou de ser um órgão colegial tornou-se presidencialista e tudo o que está a acontecer dizem que é culpa do MpD”, frisou.

Conforme o deputado municipal, o ano está na recta final e até agora os deputados do MpD não tiveram acesso à conta gerência de 2021 que, lembrou, é obrigatório ser apreciado no mês de Abril pela Assembleia Municipal.

“Como é que uma câmara que fala de transparência não apresenta a conta gerência de 2021, vende patrimónios públicos sem passar pela deliberação da câmara municipal. O maior problema do município da Praia é o senhor Francisco Carvalho por isso seu balanço é negativo e peço a Nossa Senhora da Graça, que é mãe de Jesus Cristo, que nos dê uma alternativa para salvar a Praia que não pode continuar neste ritmo”, afirmou declarando que o PAICV é um partido maduro e não pode continuar a apoiar Francisco Carvalho.

Partilhe esta notícia