• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
PR defende liderança “transformadora” em todos os sistemas nacionais do País
Política

PR defende liderança “transformadora” em todos os sistemas nacionais do País

O Presidente da República defendeu hoje, na Praia, a aposta numa liderança “transformadora, visionária e inclusiva” em todos os sistemas nacionais de Cabo Verde, nomeadamente educativo e de saúde, o que permitirá “muito mais” eficiência e eficácia.

José Maria Neves falava à imprensa no âmbito das visitas ao Liceu Pedro Gomes e de um encontro com as direcções de todos os liceus da Praia, visita ao Projecto Sistema Solar em Ponta d’Água que beneficia escola e dois campos, e ao Centro de Dia de Castelão.

“Em todos os sistemas, o sistema educativo, o sistema nacional de saúde, de segurança social, o desenvolvimento de diferentes domínios da economia do País, precisamos de liderança transformadora, que seja visionária, estratega e catalisadora de processos transformacionais, é isso que nós precisamos”, precisou o Chefe de Estado.

Segundo José Maria Neves, a liderança pode fazer a diferença, sobretudo, se for inclusiva, mobilizadora o que permitirá ter “muito mais eficiência e eficácia, mais sofisticação” em tudo o que se propuser fazer em Cabo Verde.

O Presidente da República tem agendado um leque de visitas e encontros às entidades e instituições do município da Praia, principiada na segunda-feira, dia 14, e que termina esta quarta-feira, 16, pretendendo passar sempre, segundo o mesmo, uma mensagem positiva, pois o que Cabo Verde precisa é de confiança.

“Pretendo passar sempre uma mensagem muito positiva, porque o que precisamos em Cabo Verde é de confiança, confiança no País, nas instituições e sobretudo confiança em nós mesmos, somos capazes, podemos, e se nos engajarmos é possível transformar Cabo Verde e fazer destas ilhas um país moderno, desenvolvido, justo, inclusivo, e com mais oportunidades para todos”, precisou o Chefe de Estado.

Pelo que, ajuntou, a área da educação, onde muito se tem feito, mas que se precisa trabalhar mais para que responda ainda melhor às exigências e necessidades do País, é o “fermento” desse processo de transformação.

“Temos feito muito, os professores têm dado um enorme contributo para o desenvolvimento do sistema educativo e para Cabo Verde, o Estado tem feito enormes investimentos na educação, agora é com confiança trabalharmos para que o sistema responda de forma cada vez melhor às exigências e necessidades de Cabo Verde e assim continuarmos a trabalhar para fazer face a outros desafios que nós temos”, sublinhou.

De entre esses desafios, assinalou o das mudanças climáticas, o da inclusão social, particularmente, das pessoas mais vulneráveis, da terceira idade, tendo afiançado que há que colocar estas questões em debate, para que, com engajamento de todos, se possa ter um melhor Cabo Verde.

José Maria Neves apontou ainda a necessidade de apostar na excelência, na capacidade de influência, no vigor intelectual, e na capacidade de fazer a diferença.

No que tange à população idosa que está a aumentar no arquipélago, avançou que esta camada está merecendo alguma atenção por parte do Governo, trabalhando, designadamente, na formação de cuidadores, a atribuição de pensão social, mas, no entanto, precisou, há que investir mais.

“Temos que investir mais nos lares de terceira idade, aqui é um investimento da sociedade das famílias, do Estado de todos, termos muito mais preocupação com este segmento da população que já deu seu contributo que tem a experiência tem a sabedoria pode ajudar-nos a trilhar muito mais rapidamente os caminhos de hoje, então é continuar esse trabalho de cuidados”, vincou o Presidente da República.

Partilhe esta notícia