• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Posse/PR: Biografia de José Maria Neves novo Presidente da República de Cabo Verde
Política

Posse/PR: Biografia de José Maria Neves novo Presidente da República de Cabo Verde

José Maria Neves foi eleito na primeira volta das eleições presidenciais, realizadas a 17 de Outubro e toma posse hoje, 09 de Novembro, na qualidade de quinto Presidente da República de Cabo Verde.

Nascido a 28 de Março de 1960, na localidade de Pedra Barro, em Santa Catarina, na ilha de Santiago, José Maria Neves é pai de quatro filhos e vive maritalmente com Debora Katisa Carvalho.

O eleito Chefe de Estado fez a educação primária em Santa Catarina, os estudos secundários no Liceu Domingos Ramos, na cidade da Praia e os estudos superiores no Brasil.

Em 1986 licenciou-se em Administração Pública pela Escola de Administração de Empresas em São Paulo, da renomada Fundação Getúlio Vargas e actualmente é doutorando em Ciências Políticas no Instituto Universitário de Lisboa.

De 1987 a 1990 trabalhou como técnico superior na Direcção-geral de Estudos e Reforma Administrativa, da Secretaria de Estado da Administração Pública, onde coordenou vários projectos nos domínios dos recursos humanos, simplificação dos actos e procedimentos administrativos e reestruturação de serviços públicos.  

De 1988 a 1989 exerceu as funções de director do Centro de Formação e Aperfeiçoamento Administrativo (CENFA) e foi formador nas áreas de teoria das organizações, liderança e gestão de conflitos.

De 1991 a 1996 exerceu as funções técnicas no Ministério da Administração Pública e foi consultor do Banco Mundial, do PNUD, e de várias empresas públicas e privadas nos domínios organizacional e de gestão de recursos humanos.

A sua entrada para a vida política deu-se em 1977 quando, com 16 anos, ingressou a Juventude Africana Amílcar Cabral, de Cabo Verde (JAAC-CV) onde exerceu funções dirigentes, designadamente de primeiro-secretário da JAAC-CV em Santa Catarina e primeiro-secretário da JAAC na região de Santiago.

No ano de 1989 foi eleito secretário-geral da JAAC-CV, função que exerceu até 1991.

Em 1996 foi eleito deputado, tendo desempenhado as funções de presidente da Comissão de Administração Pública, Poder Local e Desenvolvimento Regional e de vice-presidente da Mesa da Assembleia Nacional;

A 14 de Janeiro de 2001 ganha as eleições legislativas, tendo sido indigitado para o cargo de primeiro-ministro pelo então Presidente da República, António Mascarenhas Monteiro.

José Maria Neves fez três mandatos como primeiro-ministro, tendo governado o país de 01 de Fevereiro de 2001 a 22 de Abril de 2016. Exerceu, ainda em acumulação, as funções de Ministro da Defesa e de Ministro das Finanças e Planeamento.

Depois de deixar o cargo de Chefe do Governo, em 2016, José Maria Neves, que é quadro do antigo Instituto Superior de Educação, transformado na Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), passou a dedicar-se à docência, e em 2018 criou a Fundação José Maria Neves.

É autor de quatro obras literárias: “Uma agenda de transformação para Cabo Verde”, “Cabo Verde: gestão das impossibilidades”, lançada em 2015, “Um futuro a construir” lançada em 2018 em conjunto do Francisco Pinto Balsemão e “Nos tempos de pandemia” lançada em 2021.

É também conhecido como poeta e recentemente foi conhecido um álbum de poesias de José Maria Neves (JMN) musicadas por grandes artistas e intérpretes cabo-verdianos.

É detentor dos títulos de Doutor Honoris Causa atribuídos pela Universidade de Rhode Island, em 2009, pelo Departamento de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Cândido Mendes do Brasil, em 2019, e pela Universidade de Santiago, em 2015.

Além destas distinções, José Maria Neves foi também distinguido com a Grã-Cruz da Ordem de Rio Branco, pelo presidente do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva, em 2009, em 2010 pelo Programa Alimentar Mundial (PAM) e, em 2006, a medalha de Cavaleiro dos Mecenas do Século, pela Fundação Russa de Caridade.

O antigo primeiro-ministro, auto define-se como um democrata que respeita as diferenças, uma pessoa tolerante que ouve os outros e dialoga e que quer, sobretudo, construir entendimentos e consensos em relação aos desafios.

Candidatou-se ao cargo de Presidente da República com o lema “Djunta Mon Kabésa y Korason” para, segundo disse, continuar a servir Cabo e realizar os sonhos dos cabo-verdianos e venceu logo à primeira volta nas eleições presidenciais de 17 de Outubro, com 95.974 votos, o equivalente a 51,75% do total dos votos, numas eleições que contaram com a participação de sete candidatos.

Vai ser empossado hoje como quinto Presidente da República de Cabo Verde, depois de Aristides Pereira (1975 a 1991), António Mascarenhas Monteiro (1991 a 2001), Pedro Pires (2001 a 2011) e Jorge Carlos Fonseca (2011-2021).

Partilhe esta notícia