• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
José Maria Neves toma hoje posse como o quinto Presidente da República de Cabo Verde
Política

José Maria Neves toma hoje posse como o quinto Presidente da República de Cabo Verde

O antigo primeiro-ministro, José Maria Neves, toma hoje posse como o quinto Presidente da República de Cabo Verde. Doze delegações estrangeiras das quais cinco chefiadas por chefes de Estado vão estar na sessão especial de investidura, que acontece a partir das 10:00, no Salão Nobre da Assembleia Nacional. 

Os cinco chefes de Estado são Marcelo Rebelo de Sousa, de Portugal, José Lourenço, de Angola, Nana Akufo-Addo, do Gana, que é também presidente em exercício da CEDEAO, Macky Sall, do Senegal e Umaro Sissosso Embaló, da Guiné-Bissau.

Todos vão estar acompanhados dos respectivos ministros dos Negócios Estrangeiros e Cooperação e de outras áreas.

Informações anteriormente fornecidas davam conta também da presença confirmada dos Presidentes da República de São Tomé e Príncipe, Carlos Vila Nova, e da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang Nguema Mbasogo, mas esses dois países vão estar representados por Delfim Neves, presidente da Assembleia e Gaudêncio Mohaba Messu, presidente da Câmara dos Deputados, respectivamente.

O mapa adianta ainda que outros países com os quais Cabo Verde tem relações de cooperação vão estar representados na cerimónia, entre os quais o Estados Unidos, cuja delegação é chefiada pelo ministro do Trabalho, Martin Walsh, o Brasil pelo vice-presidente, Hamilton Mourão, a França pela ministra da Igualdade de Género, a franco-cabo-verdiana Elisabeth Moreno.

A cerimónia deverá contar com a presença do presidente da Comissão da Comunidade Economia dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), Jean Claude Kassi Brou, e do secretário executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Zacarias da Costa.

José Maria Neves, 61 anos, foi eleito Presidente da República na primeira volta das eleições presidenciais, realizadas no dia 17 de Outubro, com 95.974 votos, o equivalente a 51,75% do total dos votos.

O ex-primeiro-ministro (2001 -2016) torna-se, assim, no quinto Presidente da República de Cabo Verde depois de Aristides Pereira (1975 a 1991), António Monteiro (1991 a 2001), Pedro Pires (2001 a 2011) e Jorge Carlos Fonseca (2011-2021).

 
 
 
 

Partilhe esta notícia