• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
MpD diz que Governo tem apostado fortemente no desenvolvimento de Santiago Norte e os ganhos são visíveis
Política

MpD diz que Governo tem apostado fortemente no desenvolvimento de Santiago Norte e os ganhos são visíveis

A Comissão Política Regional (CPR) do Movimento para a Democracia (MpD, poder) em Santiago Norte afirmou hoje que o Governo tem apostado fortemente no desenvolvimento da região e que os ganhos são visíveis em vários sectores.

A afirmação é da porta-voz da CPR do MpD em Santiago Norte, Vera Afonso, em conferência de imprensa em São Jorge, São Lourenço dos Órgãos, para reagir às declarações da CPR do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, oposição) em Santiago Norte, que indicou esta terça-feira que o Governo do MpD tem promovido, nos últimos cinco anos, desigualdades e aumento de pobreza na região.

Aquele responsável tomou como exemplo o município de São Lourenço dos Órgãos, que assegurou, em virtude da perda da população registada nos últimos cinco anos “a situação sócio-económica no concelho agravou-se” e o “número de desempregados triplicou”.

“O Governo [suportado por MpD] tem apostado fortemente em Santiago Norte e os ganhos são visíveis e em todos os sectores de desenvolvimento”, afirmou a também vereadora da Promoção Social na Câmara Municipal de São Lourenço dos Órgãos, considerando as afirmações da CPR do PAICV Santiago Norte de “gratuitas e de política de má-fé”.

Falando em particular de São Lourenço dos Órgãos, esta responsável assegurou que os trabalhos realizados nos últimos anos no município são visíveis, acusando o PAICV de estar a querer colocar “areia nos olhos dos laurentinos” com as suas afirmações.

É que, segundo ela, o PAICV durante os 11 anos que esteve na governação local colocou São Lourenço dos Órgãos entre os municípios “mais pobres” de Cabo Verde, tendo lembrado que o próprio chefe do executivo na altura foi considerado “pior governante municipal”.

Contrariamente ao PAICV, assegurou que o MpD fez um “grande esforço” e realizou obras tanto em São Lourenço dos Órgãos, como em outros municípios que compõem a região Santiago Norte.

Sobre as obras, que o PAICV diz que “estão paralisadas ou que não arrancaram”, explicou que algumas não principiaram por causa da crise provocada pela covid-19, e os recursos foram alocados nas famílias laurentinas.

No entanto, assegurou que o “emblemático” campo relvado de Carreira vai ser entregue ainda este ano, até porque, segundo a mesma, todas as condições estão criadas para tal.

Relativamente à não realização da sessão solene, Vera Afonso, que perguntou ao PAICV quantas sessões solenes realizou quando era poder, explicou que a mesma não é obrigatória, asseverando que o município liderado por Carlos Vasconcelos, tem cumprido a lei e Estatuto dos Municípios de Cabo Verde.

Na ocasião, Vera Afonso afirmou que contrariamente ao tempo em que o PAICV era governo local, hoje São Lourenço dos Órgão tem registado regresso de muitas pessoas e de investidores.

Partilhe esta notícia