A selecção de Cabo Verde venceu hoje as Maurícias por 2-0 e conserva a liderança do grupo D de qualificação africana para o Mundial’2026, com 16 pontos.
Em jogo a contar para sétima jornada, realizado no Estádio Côte d’Or National Sports Complex, Jovane Cabral inaugurou o marcador aos 22 minutos e, na segunda parte, o defesa central Diney Borges confirmou o triunfo com um cabeceamento certeiro.
Os “Tubarões Azuis”, nome pelo qual é conhecida a selecção cabo-verdiana, aguardam agora pelo desfecho do jogo entre Camarões e Eswatini, marcado para as 18:00 no Estádio Ahmadou Ahidjo, em Yaoundé, capital camaronesa.
No outro jogo do grupo, disputado à mesma hora, Angola perdeu em casa com a Líbia por 1-0.
Na próxima terça-feira, 09, no Estádio Nacional de Cabo Verde, na cidade da Praia, a selecção recebe os Camarões, num encontro em que parte da receita de bilheteira será destinada a apoiar a ilha de São Vicente, recentemente atingida pela tempestade Erin, que provocou nove mortos e inúmeros estragos.
A classificação do Grupo D é liderada por Cabo Verde (16 pontos), seguido dos Camarões (12 – menos um jogo), Líbia (11), Angola (7), Maurícias (5) e Eswatini (2 –menos um jogo).
Os 54 países africanos foram divididos em nove grupos de seis selecções (A a I) e os vencedores de cada grupo apuram-se directamente para o Mundial´2026.
Os quatro melhores segundos disputarão uma “final-four” que decidirá a equipa a representar África numa repescagem intercontinental, podendo elevar para dez o número de países africanos na competição, a realizar-se em simultâneo em três países: Canadá, Estados Unidos da América e México.
Onze inicial de Cabo Verde: 'Vozinha' (GR), 'Diney Borges, Roberto Lopes, Kevin Pina (Ailson Tavares), Jovane Cabral, Dailon Livramento (Aléssio da Cruz), Jamiro Monteiro (Leroy Duarte), Sidny Cabral (João Paulo), Yannick Semedo, Willy Semedo (Hélio Varela) e Steven Moreira.
Suplentes: Márcio da Rosa e Bruno Varela (GR), Stopira, Kelvin Pires, João Paulo Fernandes, Ailson Tavares, Deroy Duarte, Laros Duarte, Telmo Arcanjo, Hélio Varela, David Moreira e Aléssio da Cruz.
Seleccionador: Pedro Brito 'Bubista'
Informamos que, temporariamente, a funcionalidade de comentários foi desativada no nosso site.
Pedimos desculpa pelo incómodo e agradecemos a compreensão. Estamos a trabalhar para que esta funcionalidade seja reativada em breve.
A equipa do Santiago Magazine