TACV: Governo desencontrado
Política

TACV: Governo desencontrado

A situação na TACV – Cabo Verde Airlines está a provocar uma autêntica dança de comunicados, deixando entender não só falha de comunicação entre os membros do Executivo como dando sinais quase evidentes de eventuais relações azedas no seio do Governo. Depois de ontem, um comunicado oficial do Governo ter desmentido o ministro do Turismo e Transportes, o próprio ministro José Luís Sá Nogueira vem hoje, em comunicado, dar uma versão diferente, reproduzindo novo pronunciamento do Governo a dar razão ao ministro, dando o dito por não dito.

Após o ministro do Turismo e Transportes ter anunciado na última terça-feira, 02, em horário nobre, no Jornal da Noite da TCV, a reestruturação da TACV – Cabo Verde Airlines, com saída de administradores e entrada de outros (sem referir nomes), o país foi ontem surpreendido, ao início da noite, por um comunicado do Governo desmentindo o ministro e anunciando que Pedro Barros e o Conselho de Administração da empresa se mantinham em funções.

Em menos de 24 horas, sai um novo comunicado oficial logo pela manhã de hoje, desta feita do Ministério do Turismo e dos Transportes, que reproduz um novo pronunciamento do Governo, não para desautorizar o ministro, mas sim para lhe dar razão.

“O Governo reitera, conforme a entrevista do Ministro do Turismo e Transportes, que a decisão de proceder a mudanças no Conselho de Administração da TACV já havia sido tomada há algum tempo, tendo em conta a necessidade de reforçar a governança da empresa e a sua eficácia operacional e estratégica”, pode ler-se no documento tornado público pelo ministério de José Luís Sá Nogueira.

No comunicado, refere-se ainda que “já foi publicada a convocatória no dia 29 de agosto, para a realização da Assembleia Geral da TACV, agendada para o dia 22 de setembro de 2025, momento em que será confirmada formalmente a mudança do atual Conselho de Administração”.

Os dois comunicados, mais do que evidenciar falha de comunicação dentro do Executivo, deixam perceber a existência de um ambiente nada saudável - o ministro fala, o Governo desmente, e o governante reafirma, em comunicado oficial, o que disse no telejornal da TCV.

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação