Câmara da Praia acusa AdS de inundar ruas com “rio de esgotos”
Sociedade

Câmara da Praia acusa AdS de inundar ruas com “rio de esgotos”

A autarquia da capital acusa a empresa pública Águas de Santiago de estar a inundar as ruas com águas provenientes de esgotos, em particular a vala de Fonton, gerando focos de mosquitos e “graves constrangimentos” aos munícipes da cidade.

A Câmara Municipal da Praia acusa a AdS de ter “vindo a invadir a vala de drenagem da água das chuvas, que vai desde o bairro da Terra Branca até a zona balnear da Kebra Kanela, e esclarece que o problema “tem vindo a criar graves constrangimentos aos moradores, com o cheiro nauseabundo e mosquitos a invadir as suas casas”, uma situação que foi “inúmeras vezes comunicada” à empresa, sem que esta tenha tomado qualquer medida para a resolver.

Câmara está a fazer a sua parte

Ainda segundo a autarquia, os serviços camarários têm vindo “a fazer a sua parte”, nomeadamente, “realizando, frequentemente, campanhas de limpeza” na vala de Fonton, mas sem sucesso, por razão de prevalecer o “esgoto da AdS”, sem que a empresa “tome a iniciativa de enviar uma equipa técnica ao local para resolver este problema” que se arrasta há vários meses.

Uma situação, aliás, que - ainda segundo a autarquia - não é única, porquanto, “há outras frentes de invasão de esgotos a correr pelos bairros da cidade da Praia”, perante o “descaso e a inércia” da empresa.

Ao mesmo tempo que lamenta a situação, a Câmara Municipal da Praia reitera o seu apelo à AdS para que solucione o problema criado pela própria empresa, que está a “causar graves riscos à saúde pública” da população da capital do país. 

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação