O Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INMG) actualizou hoje o aviso sobre a chegada de uma nova onda tropical que irá influenciar o estado do tempo nos próximos dias, em particular a partir de sexta-feira, 22 de Agosto.
Embora a situação meteorológica se mantenha estável nas próximas 24 horas, com a possibilidade de chuva fraca e chuviscos nas ilhas de Sotavento e nas zonas altas de Barlavento, a mudança está a caminho.
A partir da tarde de sexta-feira, a nova onda tropical começará a fazer-se sentir, inicialmente nas ilhas de Sotavento e no Barlavento Oriental (Sal e Boa Vista).
A previsão aponta para a ocorrência de chuva fraca a moderada, por vezes acompanhada de trovoadas.
Esta instabilidade deverá prolongar-se por quinta-feira, 21, abrangendo gradualmente as restantes ilhas do arquipélago.
A influência da onda tropical continuará a ser sentida na sexta-feira, 22, com a possibilidade de mais chuva fraca a moderada.
Além da chuva, o INMG alerta para um ligeiro agravamento das condições marítimas.
As ondas, com origem no Sul, podem atingir alturas de 1,5 a 3,0 metros a sul do arquipélago, afectando directamente as zonas costeiras de Sotavento.
A população é aconselhada a manter-se atenta aos avisos das autoridades e a tomar as devidas precauções, especialmente nas zonas litorais afectadas.
Para as próximas 24 horas, a temperatura máxima é de 29/31°C, o céu estará parcialmente nublado, com períodos de muito nublado ou encoberto.
Possibilidade de chuviscos, especialmente nas zonas altas do Barlavento Ocidental, e chuva fraca a moderada em Sotavento, podendo ser acompanhada de trovoadas de manhã e à tarde.
Visibilidade boa (superior a 10 km), temporariamente moderada (inferior a 8 km) devido à entrada de poeira e durante a precipitação.
Vento de NNW/NNE, fraco a bonançoso (6-19 km/h), por vezes de direção variável, soprando temporariamente moderado ou fresco (20-38 km/h) em alguns sectores do Barlavento Ocidental, de manhã e à tarde.
Estado do Mar: Ondas de NNE/NE com 1.0-2.5 m, de S em Sotavento e nas zonas costeiras Sul de Barlavento, com 1.5-3.0 m a Oeste/Norte/Leste do arquipélago, afetando sectores inter-ilhas de Barlavento Oriental.
Informamos que, temporariamente, a funcionalidade de comentários foi desativada no nosso site.
Pedimos desculpa pelo incómodo e agradecemos a compreensão. Estamos a trabalhar para que esta funcionalidade seja reativada em breve.
A equipa do Santiago Magazine