Marisa Carvalho é a nova presidente do Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género(ICIEG). Carvalho que substitui a demitida Rosana Almeida, toma posse na próxima segunda-feira, dia 8. A informação é avançada pelo Governo em comunicado.
Licenciada em Comunicação Social e Cultural pela Universidade Católica Portuguesa, Carvalho é pós-graduada em Ciências da Comunicação – Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias, pela Universidade Nova de Lisboa.
A nova presidente do ICIEG era até o momento directora de gabinete do ministro da Família e Inclusão Social, Fernando Elísio Freire.
Sabe-se que esta substituição do ICIEG esta envolta em polémicas que alcançou o pico com quando Rosana Almeida manifestou publicamente o seu descontentamento em relação a um vídeo que coloca a sua imagem nos bastidores da campanha presidencial de Carlos Veiga, apoiado pelo MpD, e pelo governo.
O vídeo em questão aparece na página “O Lembrador” na rede social Facebook. Nele, o apresentador, com uma postura engraçada, tenta desconstruir discursos do também candidato a Presidente, José Maria Neves, feitos em diferentes momentos, abordando as afinidades do Presidente e do Governo.
Num primeiro momento, mostra-se uma declaração pública de José Maria Neves a defender que não se deve pôr os ovos no mesmo saco e que o Presidente da República deverá estar de um lado diferente do Governo para poder ajuizar, sem o risco de ser influenciado pelo poder executivo.
Já num segundo momento, o vídeo traz um extrato de uma peça do Telejornal da Televisão de Cabo Verde, onde aparece Rosana Almeida, que na altura era pivô, a anunciar a informação. Nela já José Maria Neves estaria a defender que o Presidente deveria estar do mesmo lado político que o Governo.
Mas, Rosana Almeida, não gostou e pediu, no comentário do mesmo vídeo, o posicionamento das entidades responsáveis.
“Estou estupefacta com a utilização da minha imagem neste post com tons eleitoralistas. Não autorizei e nem autorizo por considerar abusiva o recurso à minha imagem tirada do telejornal da Televisão de Cabo Verde seja para que candidatura for. Espero posicionamento da #ARC e do Instituto de Proteção de Dados #IPD”, comentou.
Criado a 10 de Janeiro de 1994, como Instituto da Condição Feminina (ICF), a instituição passou a ser designado Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género (ICIEG), a 10 de Julho de 2006.
Funciona como espaço de integração e articulação horizontal das medidas sectoriais do Governo relativas à problemáticas da igualdade de género e do reforço da capacidade das mulheres, coordenando as políticas públicas e contribuindo para a definição de estratégias governamentais.
Comentários