• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
JPAI da Praia diz-se preocupada com habitação para jovens
Política

JPAI da Praia diz-se preocupada com habitação para jovens

A dificuldade que os jovens estão a enfrentar para conseguir uma habitação é uma das principais preocupações manifestadas hoje pela juventude do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), da concelhia da Praia.

Em declarações à imprensa, o presidente da JPAI-Praia, Osvaldino Semedo afirmou que o acesso à habitação jovem em Cabo Verde tem sido “uma das maiores dificuldades para os jovens da Cidade da Praia e de Cabo Verde, de um modo geral”.

“A falta de critérios claros e objectivos para o acesso aos terrenos, as dificuldades no acesso ao crédito para aquisição da habitação própria, a discriminação na aquisição de terrenos por parte dos cabo-verdianos em relação aos cidadãos estrangeiros” constituem os principais constrangimentos que afectam a juventude cabo-verdiana, disse Osvaldino Semedo.

O presidente da JPAI da Praia manifestou também a sua preocupação face à ausência de uma política municipal específica para os jovens, ajudando-os a ultrapassar as dificuldades do presente e preparar o seu futuro.

Perante esta situação, o presidente da JPAI da Praia disse que, em matéria de habitação para a juventude, “a Câmara Municipal da Praia (CMP) está francamente mal avaliada!”

“As rendas para habitar uma casa ou um quarto, sejam as prestações bancárias mensais para a aquisição de uma habitação familiar, assumem “um grande peso no orçamento dos jovens solteiros ou casados, no início de vida”, afirmou Osvaldino Semedo.

Para este líder juvenil, os principais problemas da juventude a nível da Cidade da Praia, nomeadamente o de habitação já estão identificados, mas têm encontrado sempre dificuldades em contorná-las.

“Neste momento, o custo de vida aumentou de forma clara. A luz, a água, o gás e o combustível estão mais caros, sem que os salários tenham aumentado, ou as bolsas de estudo tenham sido alargadas”, criticou o presidente da JPAI da Praia.

Segundo Osvaldino Semedo, “mesmo perante esta realidade preocupante, não se conhece, na Cidade da Praia, nenhuma política de acesso aos lotes para construção de habitação, por parte dos jovens”.

Para ultrapassar as dificuldades, a juventude da JPAI na Praia propõe à Câmara Municipal da Praia um programa especial e direccionado aos jovens, visando garantir a atribuição a custo acessível de lotes de terreno a jovens ou jovens casais para construção da sua primeira habitação.

A garantia de facilidades de pagamento na aquisição de lotes, a criação de incentivos, avançando nomeadamente com a isenção de taxas e outros tributos devidos, são outras propostas da JPAI da Praia.

Com Inforpress

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação