• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
José Maria Neves pede “aprofundada avaliação” de todo o Sistema Nacional de Proteção Civil
Política

José Maria Neves pede “aprofundada avaliação” de todo o Sistema Nacional de Proteção Civil

O Presidente da República, José Maria Neves, pediu hoje uma “aprofundada avaliação” de todo o Sistema Nacional de Proteção Civil,  de modo a identificar eventuais fragilidades e constrangimentos que prejudicam o seu desempenho e propiciar medidas de política orientadas para a melhoria global do sistema.

O Chefe de Estado fez estas declarações na sequência de uma visita que efectuou esta tarde aos militares feridos no acidente de Guindão, durante o incêndio no Perímetro Florestal de Serra Malagueta, para manifestar solidariedade e desejo de rápida recuperação a todos os hospitalizados, estando cinco, ainda internados no Hospital Universitário Agostinho Neto (HUAN) e 19 em recuperação na Policlínica das Forças Armadas.

“O atendimento no Hospital tem sido muito bom. As Forças Armadas têm sido inexcedíveis no acompanhamento dos feridos e no seguimento psicológico dos seus familiares e dos daqueles que perderam a vida”, escreveu José Maria Neves na sua página no Facebook.

O Presidente, que na altura do ocorrido encontrava-se nos Estados Unidos cumprindo agenda oficial, defendeu igualmente que se deve manifestar todo o apreço às Forças Armadas pelo seu envolvimento patriótico na defesa nacional.

“Tem sido assim em todos os momentos decisivos da República. A participação das Forças Armadas no combate aos desastres naturais, às epidemias e mais recentemente à pandemia da Covid-19 deve ser destacada, pela sua coragem, abnegação e entrega ao bem comum”, relembrou.

No mesmo “post”, José Maria Neves referiu ainda que se está a fazer “um rigoroso inquérito” às causas do acidente, para que acontecimentos trágicos dessa envergadura não voltem a repetir-se.

“Se houver responsabilidades elas devem ser assacadas”, sugeriu, completando que “felizmente”, o Governo já aprovou as Pensões de Sangue para os herdeiros dos malogrados militares. 

“Tem havido, como escrevi acima, esforços para garantir apoio psicológico a todos os envolvidos e afetados por esse trágico acidente. Torna-se também urgente compensar as famílias que perderam os seus bens durante o fatídico incêndio”, defendeu também.

Enquanto Comandante Supremo das Forças Armadas, José Maria Neves assumiu o compromisso  de defender o prestígio da instituição militar e de assegurar a todos os cabo-verdianos que tudo fará para que os jovens que servem a Pátria no serviço militar se sintam orgulhosos e continuem a levantar bem alto o nome de Cabo Verde.

Partilhe esta notícia