• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Governo clarifica sobre acção de averiguação na Câmara Municipal de São Vicente
Política

Governo clarifica sobre acção de averiguação na Câmara Municipal de São Vicente

Os Serviços de Inspecção e Auditoria Autárquica do Ministério da Coesão Social esclareceram que a acção de averiguação à câmara de São Vicente foi determinada e baseada na solicitação dos vereadores do PAICV, UCID e Assembleia Municipal.

Em nota enviada hoje à Inforpress, os Serviços de Inspecção e Auditoria Autárquica referem que o esclarecimento surge em reação às declarações proferidas na quinta-feira, 23, no Mindelo, pelo presidente da Comissão Política Regional do PAICV, Adilson Jesus.

Na citada conferência de imprensa, o responsável local do PAICV acusou o Governo de “fingir” ante a situação reinante na câmara de São Vicente ao enviar dois técnicos da Administração Central para auscultar os eleitos municipais e estruturas da autarquia, sem um mandato de inspeção oficial, “perante uma situação tão grave”, e que a acção de averiguação “não terá nenhuma consequência” administrativa, jurídica ou política.

Hoje, os Serviços de Inspecção e Auditoria Autárquica do Ministério da Coesão Social vieram a público esclarecer que tanto os vereadores do PAICV e da UCID como a Assembleia Municipal solicitaram, em notas, somente a anulação da reunião e das deliberações do dia 02 de Janeiro do ano em curso e “consequente reposição da legalidade”.

No seguimento, prosseguiu a mesma fonte, determinou-se uma acção conjunta dos Serviços de Inspecção e Auditoria Autárquica, do Ministério da Coesão Territorial, e da Inspecção Geral das Finanças, do Ministério das Finanças, que decorreu de 15 a 23 do corrente mês.

“É importante realçar que as acções ocorrem num quadro normal da tutela de legalidade, financeira e patrimonial e seguem a tramitação normal”, lê-se na nota, em alusão a uma inspeção realizada em 2019 à autarquia.

Mais esclarecem ainda os Serviços de Inspecção e Auditoria Autárquica, do Ministério da Coesão Territorial, que questões referentes à mediação política não fazem parte das atribuições e competências dos serviços de inspecção e auditoria.

Partilhe esta notícia