• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Empresa de César do Paço alvo de buscas por causa do Mercedes “oferecido” a Luis Filipe Tavares... que, afinal, ficou com o carro
Política

Empresa de César do Paço alvo de buscas por causa do Mercedes “oferecido” a Luis Filipe Tavares... que, afinal, ficou com o carro

A Polícia Judiciária portuguesa efectuou esta quarta-feira, 11, buscas na empresa ASummit Nutrionals, do portugues César do Paço, empresário ligado ao partido da extrema direita Chega e que chegou a ser nomeado Consul de Cabo Verde na Flórida pelo então ministro dos Negócios Estrangeiros, Luis Filipe Tavares, que teria recebido dele um Mercedes de luxo de presente em troca da sua nomeação. É este aliás o motivo da busca feita pela judiciária portuguesa: recolher documentação relacionada com os movimentos financeiros do empresário por suspeitas de corrupção e oferta ou recebimento indevido de vantagem. Em Cabo Verde, o processo contra o ex-ministro foi arquivado no ano passado pelo Ministério Público por não haver indícios que provassem a alegada promessa patrimonial a Luís Filipe Tavares. O Mercedes, entretanto, ficou na posse de Tavares e segundo César do Paço foi o ex-ministro que pagou do seu bolso.

A revista Sábado conta que a ASummit Nutritionals, do empresário César de Paço, foi alvo de buscas por parte da Polícia Judiciária (PJ) esta quarta-feira, operação essa liderada pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção. A investigação desencadeada tem origem “numa denúncia anónima que relaciona a atribuição a César do Paço do cargo de consul honorário de Cabo Verde na Flórida nos Estados Unidos, com a oferta, por parte do empresário, de peças de automóvel e de um outro carro ao antigo ministro dos Negócios Estrangeiros de Cabo Verde”, tema, de resto, reportado por Santiago Magazine (Corrupção diplomática. Luis Filipe Tavares teria recebido benesses – um Mercedes! – para nomear Cesar do Paço consul na Florida, de resto, o segundo artigo mais lido de sempre deste diário digital) na sequencia de uma Grande Reportagem da SIC, em 2021, que descobriu o caso.  



Segundo essa denúncia, em Agosto de 2020 César do Paço teria "prometido a Luís Filipe Tavares entregar-lhe as peças necessárias à reparação de um veículo e oferecer-lhe ainda um Mercedes Benz. As peças terão sido adquiridas no mês seguinte por José Lourenço, um ex-colaborador do empresário que foi responsável pela distrital do Porto do partido Chega. Em novembro, o mesmo José Lourenço terá ido a um stand em Cantanhede para verificar o estado de um automóvel que viria a ser comprado por 32 mil euros e enviado para Cabo Verde. Nas buscas desta quarta-feira, os inspetores procuraram no computador da Summit Nutritionals e nos arquivos em papel registos destas aquisições. O mesmo foi feito nas empresas onde as peças e o automóvel foram adquiridos, bem como nas firmas que tratam das respetivas contabilidades", relata a Sábado. 

Contactado pela revista portuguesa, César de Paço disse ter sido surpreendido pela notícia das buscas de manhã, ao acordar, na sua casa nos Estados Unidos: "Apresentaram um mandado mas não sei qual a suspeita. Pedi à minha advogada para saber o motivo das buscas mas ela ainda não me disse nada."

O empresário revelou que "há cerca de seis semanas a PJ pediu à minha funcionária que fosse prestar declarações. Ela foi lá e tinha a ver com uma queixa anónima sobre Cabo Verde. Eu estive em Portugal até há pouco mais de uma semana, se fosse grave tinham falado comigo. Hoje quando soube das buscas telefonei a perguntar se queriam falar comigo e disseram que não".

César de Paço diz estar convencido de que o processo teve início após a apresentação de uma queixa anónima por parte de José Lourenço, o ex-colaborador que foi responsável pela distrital do Porto do Chega, com quem se incompatibilizou. "É com isto que tenho que lidar desde que conheci este senhor José Lourenço. Ele tentou extorquir-me dinheiro, não conseguiu nada e inventou. É por isso que tenho queixas contra ele em Portugal e no Brasil. Sei que a queixa é dele porque os documentos que enviou para a PJ enviou também para alguém que me conhece e que me fez chegar. Esperava que eu pagasse para não fazer a queixa mas como não tenho nada a temer não o fiz e ele avançou", diz. Ao que a SÁBADO conseguiu apurar, tal como a secretária de César do Paço, José Lourenço foi ouvido pela Polícia Judiciária via telefone, uma vez que se encontra fora do país. 

Sobre a alegação de que comprou um carro para o ex-ministro cabo-verdiano Luís Filipe Tavares garante que é falso e que isso já foi provado em Cabo Verde, referindo-se ao facto de o Ministério Público cabo-verdiano ter mandado arquivar, no ano passado, o processo contra Luis Filipe Tavares por “não haver indícios que provem a alegada promessa patrimonial ao ex-ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Filipe Tavares, na sequência da nomeação de Cônsul Honorário de Cabo Verde na Flórida, César do Paço”.

"A certa altura quis criar uma fundação em Cabo Verde e ia comprar um carro. Com a polémica que estalou lá desisti da fundação, fechei a conta que tinha aberto e pedi a exoneração de Cônsul Honorário. O ministro ficou com o carro e pagou-o com o dinheiro dele. Houve uma investigação em Cabo Verde, que foi arquivada porque se provou que não havia nada".

Ligações perigosas

A Grande Reportagem da SIC "A Grande Ilusão: cifrões e outros demónios (2ª edição)", assinada por Pedro Coelho, que foi ao ar no dia 14 de Abril de 2021. O texto de Coelho começa desde logo por explicar como os partidos da extrema-direita, um pouco toda a Europa, vêm montando esquemas de financiamento e como se propõem expandir. É aqui que entra o português César do Paço, antes um fugitivo das autoridades judiciais que se enriqueceu nos Estados Unidos e que é tido como o principal financiador do partido Chega, de André Ventura.

Segundo a reportagem da SIC, Ventura queria iniciar a internacionalização do Chega por Cabo Verde, um país, de acordo com Pedro Coelho, "improvável para um partido de extrema-direita". A viagem de André Ventura e do seu então vice, Diogo Pacheco de Amorim, para este arquipélago estava agendada para Março de 2020 e com encontros marcados com diversas entidades - vice-primeiro ministro, ministro da Administração Interna, ministro dos Negócios Estrangeiros e da Defesa (na altura, LFT) e o presidente da AN - mas o mesmo cancelou a deslocação a Cabo Verde por causa da pandemia da Covid-19.

Além das autoridades cabo-verdianas, estavam à sua espera José Lourenço, à época vice-presidente do Chega da distrital do Porto, e conselheiro e braço-direito de César do Paço, e o próprio César do Paço, que, de acordo com a SIC, já apresentara ao Governo uma proposta de investimentos no país se Cabo Verde desse uma posição diplomática à sua esposa Deanna Padovani-Do Paço. E assim foi, Padovanni foi nomeada consul honorária de Cabo Verde em New Jersey.

A relação entre José Lourenço e Luis Filipe Tavares viria a revelar-se de grande proximidade, com vários encontros casuais e familiares, almoços e passeios, com fotos publicadas pelo português na sua página no facebook.

César de Paço havia prometido que se fosse nomeado consul honorário faria do consulado de Cabo Verde na Florida o melhor do mundo. A nomeação saiu no início de 2021  e foi a primeira edição da Grande Reportagem da SIC sobre o passado de De Paço a levar Cabo Verde a recuar nessa nomeação e obrigar Luis Filipe Tavares a pedir demissão do Governo, curiosamente, momentos depois de ter afirmado com convicção que Cesar do Paço era "pessoa de bem" e que iria manter-se consul na Florida.

Na segunda edição da Grande Reportagem da SIC ficou-se a saber que essa nomeação não foi de mão beijada, ou, se se preferir, de borla. Tanto que, para ser aceite pelos EUA onde Cabo Verde já tinha outro consul na Florida, Tavares "usou arte e engenho", nas palavras do jornalista Pedro Coelho, para obter o exéquatur, ou autorização dos EUA, para nomear o empresário português e garantir-lhe passaporte diplomático.

O Mercedes

Esse "esforço" de Luis Filipe Tavares teria, então, uma recompensa. No dia 11 de Setembro de 2020, três dias depois de o então ministro enviar uma carta a Cesar de Paço a informar-lhe que já tinha a autorização dos EUA para o nomear consul, Tavares recebe um e-mail da Freexauto Cabo Verde, concessionária da Mercedes na Praia, assinada pela funcionária Maryelsa Macedo, com uma proposta de compra de um Mercedes CLA 180 Coupé, com dois meses e 8500km, "carregado de extras" - "full options".

O email foi recebido às 12h06 e já depois das 21h desse mesmo dia, Luis Filipe Tavares reencaminha a mensagem a José Loureço, conselheiro de César do Paço e presidente da Fundação DoPaço, e que tinha luz verde do seu chefe para negociar tudo com o ex-ministro dos Negócios Estrangeiros.

Tavares nunca explicou por que razão enviou ao conselheiro de César do Paço uma proposta de aquisiçáo de uma viatura de alta cilindrada no valor de 5.492.693$00. O certo é que do pedido da proposta e respectivo envio da mesma a José Lourenço à nomeação de César de Paço passaram-se cerca de quatro meses. Só depois de o escândalo das ligações perigosas entre o Chega, de Paço e Cabo Verde ser tornado público é que a nomeação foi revogada, fazendo também cair, a seu pedido, Luis Filipe Tavares, que é um dos quatro vice-presidenes do MpD.

A propósito, assim que a decisão de arquivamento foi conhecida, o MpD saiu em defesa de Tavares, afirmando que este caso teve motivações políticas.

Em face desta decisão, o MpD congratula o Dr. Luís Filipe Tavares, e reitera-lhe todo o nosso respeito. Lamentando, no entanto, que a sua imagem tenha sido, gratuitamente, vilipendiada na praça pública por detratores políticos e ampliada por uma certa imprensa. Não temos dúvidas de que todo o enredo criado, nas vésperas das Eleições Legislativas e Presidenciais de 2021, visava um fim político específico, derrubar o governo e o MpD”, disse então secretário geral do partido ventpoinha, Luís Carlos Silva, em conferência de imprensa.

A demissão de Tavares, tendo como base a ligação de De Paço com o Chega, levou o líder desse partido português da extrema direita, André Ventura, a reagir forte e com uma advertência: "Cabo Verde que se preocupe com a sua política interna" e as razões por que tanto jovens cabo-verdianos chegam a Portugal sem condições "porque no seu país não encontraram um Governo capaz de dar soluções".

 

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Hermínio Silves

Jornalista, repórter, diretor de Santiago Magazine