• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Embaixador de Cabo Verde em França. Calvário dos emigrantes naquele país europeu chega ao fim
Política

Embaixador de Cabo Verde em França. Calvário dos emigrantes naquele país europeu chega ao fim

O calvário dos emigrantes em França tem dias contados. Isto se tudo correr como o diplomata Hércules Cruz, empossado hoje no cargo de novo embaixador de Cabo Verde em França, está a prever, pois, tem como prioritario da sua agenda de trabalho, obter recursos para melhorar serviços consulares. França é o país onde os cabo-verdinos mais queixam dos serviços consulares.

Hercules Cruz, está pois ciente dos desafios e dos problemas por que passam os cabo-verdianos nesse país europeu, nomeadamente o deficiente atendimento da comunidade emigrada em Paris, onde muitos dormem na rua da embaixada para conseguir um simples reconhecimento de uma assinatura.

Por isso mesmo, prometeu todo o empenhamento para solucionar esses problemas, mas por outro, pediu da parte dos serviços centrais meios para poder transformar os serviços consulares num serviço eficiente e que responda aos anseios dos cabo-verdianos residentes em França.

“Não é admissível que em pleno século XXI, na Cidade da Luzes, os nossos cidadãos estejam a enfrentar situações tão miseráveis de todo semelhante àqueles descritos pelo singular Victor Hugo dois ou três seculos passados”, disse fazendo alusão à fila que os cabo-verdianos têm enfrentado para ter acesso aos serviços consulares.

Por isso mesmo, adiantou que é tempo de reflectir nos serviços centrais, o que terá passado para que a representação diplomática em França se tenha chegado ao ponto que chegou.

“Interrupções de políticas, talvez falta de meios”, questionou lembrando, entretanto, que a reclamação de meios por parte de representantes diplomáticas em França não é de hoje.

“Não acredito em homens ou mulheres previdenciais. É preciso disponibilizar e dar-lhes não só a oportunidade, mas também meios para a acção”, disse Hercules Cruz, que prometeu trabalhar também para responder aos anseios do Governo de reforçar a cooperação bilateral e atrair investimentos privados francês para Cabo Verde.

Da parte do Governo, o ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, Luís Filipe Tavares, adiantou que o novo embaixador terá todo apoio e engajamento do executivo para melhor cumprir a sua missão.

Para já, Luís Filipe Tavares avançou que o Governo vai criar todas condições para tornar o serviço consular em Paris um “serviço de excelência, com qualidade” e que esteja sempre ao dispor da comunidade cabo-verdiana ali residente.

“Este é o compromisso firme que terá tradução no próximo orçamento de Estado, para 2018. Nós estamos a tomar medidas corajosas com audácia, sentido de responsabilidade para tornar a nossa Embaixada em Paris em serviço de excelência e capaz de prestar um serviço de qualidade", prometeu o ministro.

Solucionar os problemas por que passam as comunidades cabo-verdianas, e, de forma particular, em França, é para já a primeira prioridade do Governo, afirmou Luís Filipe Tavares que adiantou que o executivo vai enviar para esse país mais diplomatas e mais administrativos.

O governante lembrou ao novo embaixador que vai ter uma “missão importante” já que vai representar o arquipélago junto de um dos países mais importante da União Europeia, organização com a qual Cabo Verde está “profundamente empenhado” em reforçar a cooperação.

Hércules Cruz, 57 anos, é diplomata de carreira e ultimamente desempenhava, de forma interina, as funções de cônsul em Boston. Já foi encarregado de negócios na Alemanha e desempenhou no Governo anterior as funções de director de Serviços Jurídicos e Tratados.

Recorde-se que quem representava Cabo Verde em França até aqui era Fátima Veiga, também diplomata de carreira.

Inforpress

Partilhe esta notícia

SOBRE O AUTOR

Redação