• Praia
  • 29℃ Praia, Cabo Verde
Comissão Permanente da AN não aprovou levantamento da imunidade para detenção de Amadeu Oliveira
Política

Comissão Permanente da AN não aprovou levantamento da imunidade para detenção de Amadeu Oliveira

A Comissão Permanente da Assembleia Nacional não aprovou o pedido para o levantamento da imunidade parlamentar do deputado Amadeu Oliveira e deixou para uma próxima oportunidade discutir sobre um outro pedido, desta feita, de autorização para prender o advogado assim que regressar ao país vindo da Europa.

Em actualização


Ao que se sabe, os deputados da CP da Assembleia Nacional, que se reuniram esta quinta-feira, 1, precisamente para analisar a conduta de Amadeu Oliveira que viajou para França às escondidas com o seu cliente Arlindo Teixeira que estava em prisão domiciliária, rejeitaram o pedido para o levantamento da imunidade parlamentar do deputado da UCID porque quem fez essa solicitação - cujo teor, ou seja, o argumento utilizado, não pudemos apurar - foi a juiza Ivanilda Mascarenhas, quando essa matéria é da competência do Ministério Público.

Assim sendo, por considerar que o pedido não seguiu os trâmites legais, a Comissão Permanente não aprovou tal pedido.

Haveria ainda um segundo pedido, que terá dado entrada hoje mesmo, enquanto decorria a reunião da Comissão Permanente, a solicitar autorização para prender Amadeu Oliveira no momento em que o polémico advogado aterrar no aeroporto internacional Nelson Mandela, mas ficou para ser analisado na próxima reunião da Comissão Permanente, cuja data se desconhece por enquanto.

Esta manhã, Santiago Magazine dava conta que Amadeu Oliveira estaria a preparar viagem para chegar esta quinta-feira na capital cabo-verdiana, vindo de Portugal. E o próprio, que confirmou estar já em Lisboa à espera de encontrar um lugar na lista de passageiros, chegou a prever que a PGR estaria a preparar a sua detenção assim que descesse do avião.

Partilhe esta notícia