Acusado (e condenado) de assassinato de um homem em Santo Antão, Arlindo Teixeira está em fuga. Segundo informações chegadas à redação de Santiago Magazine, o mesmo faz-se acompanhar do seu advogado, Amadeu Oliveira, que é quem terá preparado a fuga, a crer nas nossas fontes.
Arlindo Teixeira e o seu advogado Amadeu Oliveira terão viajado de Cabo Verde para Lisboa de avião. Ao chegar em Lisboa, os dois seguiram para Espanha, com destino a França, país onde deverão chegar ainda esta madrugada.
Arlindo Teixeira encontrava-se desde 16 de junho em prisão domiciliária ,decretada pelo Supremo Tribunal de Justiça. Antes, este emigrante em França havia cumprido 2 anos, 8 meses e 26 dias de prisão por alegadamente ter assassinado um homem em Santo Antão, ilha onde se encontrava em gozo de 45 dias de férias.
Preso no dia 31 de julho de 2015, em 2016 Teixeira seria condenado a 11 anos de prisão. Recorridos ao Supremo Tribunal Tribunal de Justiça, este tribunal superior reduziu a pena para 9 anos.
O processo, porém, subiu ao Tribunal Constitucional, e este anulou a sentença, considerando a nula e decidindo pela repetição do julgamento. Isto em abril de 2018. Na ocasião, por Acódão nº8/2018, o Tribunal Constitucional mandou libertá-lo por considerar que o mesmo agiu em legítima defesa, depois de ter sido agradido violentamente, tendo ficado com uma fratura no cotovelo esquerdo, roptura do joelho direito e uma lesão no ombro direito, antes de reagir contra o seu alegado agressor.
De então para cada, este emigrante está a lutar com a justiça para reaver o seu direito de regressar à França, mas as autoridades judiciais não permitiram, até que a 16 de junho em curso, o Supremo Tribunal decreta a sua prisão domiciliária.
E na madrugada de Sábado parte para Lisboa, de avião, na companhia do seu advogado. Deve chegar à França esta madrugada, 28 de junho.
Santiago Magazine promete trazer mais detalhes sobre este assunto, que tem feito correr muita tinta em Cabo Verde.
Comentários