Cinco ministros infectados com Covid. Ulisses teme paralização do Governo
Política

Cinco ministros infectados com Covid. Ulisses teme paralização do Governo

A Covid-19 está a ameaçar a paralização do governo. Há cinco ministros infectados com o vírus e o próprio gabinete do primeiro-ministro "está praticamente parado" devido ao número de casos positivos de coronavírus, afirmou esta manhã, Ulisses Correia e Silva na declaração ao país sobre a situação epidemiológica da pandemia no arquipélago.

Confirmada a presença da variante Ómicron a circular no país e com apenas 1,8% da população já inoculada com dose de reforço da vacina, o Governo e a Presidência da República dão sinais de preocupação, sobretudo porque as infecções vêm-se multiplicando de forma exponencial.

Esta quarta-feira, 5, o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, revelou que há cinco ministros infectados com o Sars-Cov2 (ministro da Cultura, Abraão Vicente, ministro da Administração Interna, Paulo Rocha, e vice-primeiro ministro, Olavo Correia, são os casos que Santiago Magazine apurou). Mais, o chefe do Governo fez saber que tem o seu gabinete “praticamente parado” por causa de casos positivos entre os funcionários. Facto que, a agravar e a alastrar-se, poderá paralisar o próprio Executivo, com consequências imprevisíveis para o país - assunto, de resto, destacado pelo EuroNews.pt
 
Numa comunicação conjunta com o presidente da República, o chefe do Governo anunciou a contratação de mais pessoal de saúde, nomeadamente enfermeiros e, tal como o Presidente da República, pediu um “cerrar de fileiras” para dar combate ao novo coronavírus.

O país registou 1.025 novos casos na terça-feira, dia em que foi confirmada a presença da variante Ómicron a circular no arquipélago.

Cabo Verde tem uma taxa de incidência acumulada de 810 casos por 100 mil habitantes, uma taxa de transmissibilidade de 2,52, taxa de positividade de 21,2% e uma taxa de ocupação hospitalar de 30%.

Quanto à vacinação, até domingo último 84,1% dos adultos no país já estavam imunizados com a primeira dose, 70,8% com a segunda, 1,8% com a dose de reforço e 46,5% dos menores dos 12 aos 17 anos também já tinham recebido a primeira dose.

Na semana passada, o Governo elevou o país a situação de contingência, até 20 de Janeiro, e apertou várias regras para tentar conter a propagação do vírus no país.

Até terça-feira, Cabo Verde tinha um acumulado de 44.592 casos de infeção pelo vírus da Covid-19, 5.568 casos ativos, 38.643 casos considerados recuperados e 354 óbitos provocados pela doença.

Partilhe esta notícia

Comentários

  • Este artigo ainda não tem comentário. Seja o primeiro a comentar!

Comentar

Caracteres restantes: 500

O privilégio de realizar comentários neste espaço está limitado a leitores registados e a assinantes do Santiago Magazine.
Santiago Magazine reserva-se ao direito de apagar os comentários que não cumpram as regras de moderação.